Vereador propõe Secretaria Municipal da Juventude

por Assessoria Comunicação publicado 07/07/2005 16h50, última modificação 26/05/2021 16h22
Projeto de lei em apreciação na Câmara de Curitiba autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria Municipal da Juventude. A proposta é do vereador Beto Moraes (PL), espelhada em secretarias já existentes em Amapá, Acre, São Paulo, Goiás e Brasília. “Experiências bem sucedidas realizadas tanto no Brasil quanto no exterior demonstram que estimular o protagonismo juvenil e a força criativa do jovem é uma maneira eficaz de enfrentar os desafios”, afirma o parlamentar.
Entre as atividades que serão desenvolvidas pela secretaria destacam-se a formulação de políticas e a proposição de diretrizes ao governo municipal voltadas à juventude, a implementação das ações municipais para o atendimento aos jovens e a formulação e execução, direta ou indiretamente, em parceria com entidades públicas e privadas, de programas, projetos e atividades para jovens.
Segundo Moraes, o objetivo da pasta é incentivar intercâmbios com organizações, nacionais ou internacionais, além de promover debates, estudos, campanhas de conscientização e programas educativos junto a instituições de ensino e pesquisa, veículos de comunicação e outras entidades sobre problemas, necessidades, direitos e deveres dos jovens.
Dados
Dados do IBGE mostram que o Brasil está entre os países com o maior contingente de jovens entre 15 e 24 anos. Em sua justificativa, o vereador afirma que essa informação é alarmante devido às dificuldades que o País e principalmente os jovens enfrentam, como o desemprego, a violência urbana, o consumo de drogas e a constante exposição à morte. “A ausência de políticas públicas específicas para essa faixa da população é um antigo e grave problema em razão da falta de investimentos em educação, cultura esporte, lazer e opções de trabalho”, finaliza.