Vereador propõe reforço nas campanhas antiaids

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2007 19h20, última modificação 15/06/2021 10h45
“A aids é considerada o mal do século. Apesar do alerta ser veiculado constantemente, ainda é grande o número de pessoas, principalmente jovens e mulheres, contaminadas pela doença por falta de esclarecimentos”. A afirmação é do vereador Elias Vidal (PDT), ao comentar projeto que apresentou na Câmara de Curitiba. A idéia do parlamentar é que as locadoras de vídeos instaladas na cidade sejam obrigadas a inserir nas capas das fitas eróticas, informações educativas e preventivas contra a aids.
A proposta, que tem o propósito de contribuir para a melhoria da saúde da população, prevê que as locadoras deverão prestar, obrigatoriamente, esclarecimentos sobre o que é HIV e aids; formas de transmissão e prevenção, necessidade da prevenção e onde buscar informações corretas, além da importância do uso de preservativo nas relações sexuais, indicando o modo correto de sua utilização, e as práticas de risco.
Resultados
Segundo Vidal, a inserção de informações técnicas nas capas das fitas deve atingir grande número de pessoas que se interessam pelo assunto, de maneira individual e reflexiva. “A iniciativa vai trazer resultados positivos”, diz. O documento prevê, ainda, que as locadoras coloquem cartazes na seção de filmes eróticos com informações educativas e preventivas. O teor e a forma das mensagens deverão ser informados pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio de panfleto.