Vereador propõe reforço na sinalização de radares
Curitiba conta até o final deste ano, com 140 pontos de fiscalização. Cerca de 30 foram reequipados, e quase 40 lombadas eletrônicas disciplinam o trânsito de veículos nas diversas regiões da cidade, conforme dados da Urbs. Para que haja permanente visualização e alerta aos motoristas, o vereador Jairo Marcelino (PDT) solicitou, na Câmara Municipal, a manutenção da sinalização que informa a distância a ser percorrida até estes equipamentos.
Com a adoção de novos equipamentos na maioria das vias, a localização dos radares sofreu pequenas alterações. Por isso, o vereador pediu, além deste serviço, que as faixas no asfalto sejam mantidas em alto relevo, para total visualização pelo condutor. Assim como os radares, as lombadas eletrônicas seguem determinações previstas pelo Código Brasileiro de Trânsito, que fixou a velocidade urbana nas principais vias em 60km/h. Em Curitiba, para que o motorista seja alertado em determinados pontos, foi implantada a faixa de alto relevo na cor verde claro. Jairo Marcelino explica que, em alguns locais, as faixas ficam desgastadas pelo intenso movimento de veículos, exigindo manutenção constante na pintura sinalizadora.
Dentro do mesmo objetivo de alerta sobre o limite de velocidade, o parlamentar solicita, em documentação à Urbs, Diretran e prefeitura, a construção de travessia elevada na rua João Dembinski, Cidade Industrial. A travessia elevada é outro recurso para disciplinar o trânsito de veículos para a passagem de pedestres. "A segurança dos pedestres prevalece como prioridade sobre a passagem dos veículos", argumenta o vereador, atendendo reivindicação de usuários da via.
EstaR
Ainda para disciplinar o trânsito em diversos locais, Jairo Marcelino atendeu pedido da comunidade do Ahu, encaminhando solicitação para implantação do EstaR (Estacionamento Regulamentado) na avenida Anita Garibaldi, entre as ruas São Luiz e Washington Mansur. Neste mês, esta região passou por algumas alterações na direção do tráfego. A rua Washington Mansur passou a ter sentido único em direção ao centro, da confluência com a Anita Garibaldi, na Barreirinha, até a Benjamin Zilli, no Ahu. E, a avenida Anita Garibaldi tem, agora, sentido único em direção ao bairro, da Benjamin Zilli, perto da Justiça Federal, no Ahu, até o encontro com a Washington Mansur, na Barreirinha. A sugestão de Jairo Marcelino procura melhorar o trânsito da região e atende solicitação de comerciantes e prestadores de serviço, que pedem o EstaR para garantir acesso ao maior número de pessoas aos estabelecimentos.
Com a adoção de novos equipamentos na maioria das vias, a localização dos radares sofreu pequenas alterações. Por isso, o vereador pediu, além deste serviço, que as faixas no asfalto sejam mantidas em alto relevo, para total visualização pelo condutor. Assim como os radares, as lombadas eletrônicas seguem determinações previstas pelo Código Brasileiro de Trânsito, que fixou a velocidade urbana nas principais vias em 60km/h. Em Curitiba, para que o motorista seja alertado em determinados pontos, foi implantada a faixa de alto relevo na cor verde claro. Jairo Marcelino explica que, em alguns locais, as faixas ficam desgastadas pelo intenso movimento de veículos, exigindo manutenção constante na pintura sinalizadora.
Dentro do mesmo objetivo de alerta sobre o limite de velocidade, o parlamentar solicita, em documentação à Urbs, Diretran e prefeitura, a construção de travessia elevada na rua João Dembinski, Cidade Industrial. A travessia elevada é outro recurso para disciplinar o trânsito de veículos para a passagem de pedestres. "A segurança dos pedestres prevalece como prioridade sobre a passagem dos veículos", argumenta o vereador, atendendo reivindicação de usuários da via.
EstaR
Ainda para disciplinar o trânsito em diversos locais, Jairo Marcelino atendeu pedido da comunidade do Ahu, encaminhando solicitação para implantação do EstaR (Estacionamento Regulamentado) na avenida Anita Garibaldi, entre as ruas São Luiz e Washington Mansur. Neste mês, esta região passou por algumas alterações na direção do tráfego. A rua Washington Mansur passou a ter sentido único em direção ao centro, da confluência com a Anita Garibaldi, na Barreirinha, até a Benjamin Zilli, no Ahu. E, a avenida Anita Garibaldi tem, agora, sentido único em direção ao bairro, da Benjamin Zilli, perto da Justiça Federal, no Ahu, até o encontro com a Washington Mansur, na Barreirinha. A sugestão de Jairo Marcelino procura melhorar o trânsito da região e atende solicitação de comerciantes e prestadores de serviço, que pedem o EstaR para garantir acesso ao maior número de pessoas aos estabelecimentos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba