Vereador propõe "proteção lateral" nos pontos de ônibus
Está em tramitação, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que obriga a instalação de proteção lateral nos pontos de ônibus na cidade (005.00435.2013). A proposta, do vereador Chicarelli (PSDC), também pede que as paradas sejam feitas em lugares com recuo, para que os ônibus possam sair da via de circulação, deixando livre o tráfego nas ruas durante a parada. A proposição começou a tramitar nesta segunda-feira (4) e passará pelas comissões permanentes antes de ser votada em plenário.
Segundo o texto, fica autorizada a inserção de publicidade paga nos pontos do coletivo, sendo vedada a publicidade de materiais ligados ao tabagismo, bebidas alcoólicas, entorpecentes, medicamentos ou produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Fica proibida, ainda, publicação de materiais que induzam à discriminação racial, religiosa, sexual, de caráter pornográfico ou contra a moral e a dignidade.
Segundo Chicarelli, a venda de espaços publicitários no sistema de transporte servirá para subsidiar a redução da tarifa de ônibus para os usuários. “A medida pretende garantir mais conforto e comodidade aos usuários, já que as chuvas e os ventos atingem a nossa cidade durante boa parte do ano. Além disso, o projeto obriga a construção de recuos nas paradas de ônibus, medida que contribuirá para o bom fluxo do trânsito em nossa capital”. Para o vereador, os recursos obtidos também podem ser reinvestidos em melhorias do serviço.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba