Vereador propõe painéis para controlar velocidade de ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 17/08/2011 15h45, última modificação 11/08/2021 10h17
Emerson Prado (PSDB) protocolou projeto de lei para que sejam instalados nos ônibus painéis com marcadores de velocidade. A ideia é fazer com que os próprios usuários observem e denunciem abusos cometidos por motoristas no trânsito. A velocidade máxima permitida para um ônibus circular pela cidade é de 60 quilômetros por hora.
“Com isso, o intuito é diminuir os acidentes que matam e deixam gravemente feridas pessoas que necessitam do transporte diariamente e que não sentem segurança alguma no uso do mesmo”, justificou o parlamentar.
Prado disse que são registrados por dia em Curitiba dois acidentes com ônibus. Dados preliminares do Corpo de Bombeiros do Paraná informam que, de janeiro a julho deste ano, foram 465 batidas ou atropelamentos envolvendo qualquer tipo de ônibus, deixando 270 pessoas feridas.
“Se o número de ocorrências continuar neste ritmo, é possível que 2011 seja mais violento que o ano passado, quando foram registrados 819 acidentes”, complementou.
Ele cita dados do Batalhão de Trânsito, que contabilizou 582 pessoas feridas em acidentes envolvendo coletivos em Curitiba no ano passado. Quase 30% das ocorrências foram de colisões transversais. Em seguida, aparecem quedas de passageiros, com 15% dos registros e atropelamentos, com 11,4%.
“Não podemos cruzar os braços. Essa situação precisa de estudos urgentes para ser controlada. Tragédias são diárias na nossa cidade e juntos podemos estudar formas de segurança”, concluiu.