Vereador propõe medir poluição do ar

por Assessoria Comunicação publicado 29/07/2005 15h50, última modificação 27/05/2021 10h32

A adoção de um programa de inspeção veicular na emissão de gases de veículos em Curitiba está sendo sugerida ao prefeito Beto Richa (PSDB) pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). Segundo a proposta, o objetivo seria verificar a emissão de partículas pela frota de veículos de grande porte, prevendo-se inclusive a aplicação de multas e a suspensão de circulação até que o problema fosse solucionado.
"É muito importante que as autoridade estejam permanentemente alertas para o controle da qualidade do ar que respiramos", disse o líder do prefeito, que lembrou que algumas capitais brasileiras já estão adotando esse tipo de ação visando preservar a qualidade do ar e a Petrobras possui inclusive um programa (Conpet – Programa Nacional da Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e Gás Natural) que é colocado à disposição das grandes cidades para a realização desse tipo de atividade, prevendo inclusive a cessão de equipamentos específicos para realizar a medição.
Benefícios
Para Mario Celso, uma ação desse tipo beneficia a todos: "Primeiro, à população, que passa a respirar ar menos poluído e garantindo uma melhor qualidade de vida; depois, às áreas verdes, que deixarão de acumular materiais tóxicos, e, também, aos proprietários e motoristas dos veículos, já que a regulagem evita desperdício de combustível e poupa o motor".
O vereador explica que o Conpet tem estatística que mostra que frotas de caminhões e ônibus que integram o programa aumentaram a eficiência dos motores de seus veículos em 11%, reduzindo o desperdício e a geração de poluição.
Segundo Mario Celso, "muitas doenças que têm afetado a população poderiam ser evitadas se o controle fosse permanente, pois a grande concentração de material particulado no ar polui o ambiente e prejudica a saúde, provocando alergias, asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Substâncias tóxicas aspiradas são retidas no pulmão e podem provocar até mesmo o câncer".
Recentemente, Mario, pediu informações aos governos federal e estadual a respeito do controle dos índices de poluição do ar em Curitiba, preocupado com o aumento da frota de veículos em circulação, o que gera poluição especialmente em regiões centrais da cidade.