Vereador propõe medidas para a área da segurança

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2008 20h00, última modificação 21/06/2021 06h33
Preocupado com a segurança pública, o vereador Tico Kuzma (PSB) vem apresentando emendas ao orçamento municipal relacionadas à área. Para o ano passado, o parlamentar propôs que a Prefeitura adquirisse equipamentos e câmeras de segurança para monitoramento no Shopping Popular.
Já para o orçamento deste ano, a sugestão  é a implantação de um Núcleo de Proteção ao Cidadão na Praça Luiz Mainardes Passarinho, na Avenida Brasília. "Escolhi este local, que fica entre os bairros Capão Raso e o Novo Mundo, porque, além de ser uma reivindicação da população, tem uma localização estratégica, o que permite deslocamento rápido para vários pontos da região sul", explicou. A intenção do vereador, agora, é conversar com o secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho, e o secretário municipal de Defesa Social, Itamar dos Santos, para que esse núcleo seja ocupado em parceria pela Polícia Militar e Guarda Municipal.
Nos últimos três anos, o prefeito Beto Richa entregou à população curitibana três novos núcleos de proteção: o da Vila Guaíra, na Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, conhecida como Praça do Paraná Clube, na Avenida Presidente Kennedy, onde funciona a sede da 1ª Companhia do 13º Batalhão da Polícia Militar; o do São Braz, na regional Santa Felicidade, perto da entrada do Jardim Virgínia III, que abriga a sede da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, e o do Juvevê, na Praça Brigadeiro do Ar Mário Eppinghauss, em frente à Rua José de Alencar, onde funciona a 5ª Companhia do 12º Batalhão da PM.
No mês que vem, o parque mais antigo de Curitiba, o Passeio Público, no centro, também ganhará um novo Núcleo de Proteção ao Cidadão, construído pela Prefeitura e que será usado pela Polícia Militar.
Na avaliação de Tico Kuzma, é muito importante esta parceria entre Prefeitura e governo do Estado na área de segurança. “Também a futura Secretaria Especial Antidrogas, sob o comando do delegado Fernando Francischini, que chefiava a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal em São Paulo, terá, juntamente com a Secretaria de Defesa Social, papel importante nesta ligação com os órgãos de segurança dos governos estadual e federal. Quando se fala em segurança, estamos falando da vida de pessoas, incluindo as nossas vidas. Por isso, não podemos deixar que desavenças políticas atrapalhem bons projetos e se deixe de salvar vidas ", concluiu o vereador.