Vereador propõe Dia da Poesia Curitibana
Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba projeto de lei do vereador Angelo Batista (PP), que declara o dia 12 de outubro como Dia da Poesia Curitibana. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento da grande poetisa Helena Kolody e deverá ser comemorada anualmente, em sessão solene na Câmara, onde os poetas laureados receberão diploma oficial da Casa.
A proposta determina que cada vereador poderá encaminhar a indicação do nome de uma pessoa física ou entidade de reconhecida participação e fomento cultural literário em poesia, em atividade na Capital, para receber o diploma. Os nomes serão analisados e aprovados por Comissão competente e depois encaminhados para aprovação em plenário. Como atividade literária considera-se a publicação, preferencialmente em Curitiba, de obra poética pelos meios de comunicação, tradicionais e eletrônicos, e a apresentação oral pública da mesma.
Segundo Batista, mesmo já existindo o prêmio Mérito Fernando Amaro, o projeto objetiva prestar homenagem e reconhecer na obra da professora Helena Kolody a grande contribuição dada para a cultura curitibana. Seus sonetos, trovas, hai cais e versos livres a diferenciam do poeta tradicionalista, afirma o vereador, complementando que ela desperta nos jovens e nos poetas ainda não relevados um gosto especial pela poesia, sendo, sem dúvida, a maior e mais inerente expressão cultural do ser humano.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba