Vereador propõe criar a Semana do Idoso

por Assessoria Comunicação publicado 02/10/2006 17h55, última modificação 11/06/2021 10h03
Projeto que prevê a criação da Semana Internacional do Idoso está em apreciação na Câmara de Curitiba. Apresentado pelo vereador Valdenir Dias (PMDB), o documento determina que a comemoração deverá ocorrer anualmente na primeira semana de outubro, pois no dia 1º festeja-se o Dia Municipal do Idoso.
De acordo com o parlamentar, durante a semana devem ser desenvolvidos e discutidos temas de interesse da terceira idade, como cultura, lazer, saúde, educação, legislação e assistência social. Também serão apresentadas palestras, workshops, seminários, encontros, apresentações artísticas e folclóricas, visando criar intensa agenda para atrair não só os moradores mas também os turistas e pessoas da melhor idade de outros países, tornando, assim, a celebração uma referência  no Brasil e no exterior.
Direitos
Aos residentes em Curitiba será distribuída cartilha com o Estatuto do Idoso e leis municipais que contemplem seus direitos, além de palestras explicativas.
Segundo o parlamentar, o segmento da terceira idade é um dos que mais cresce no mundo. A melhoria na qualidade de vida, a prevenção de doenças, a participação na sociedade e maior atenção à saúde fazem com que as pessoas vivam cada vez mais.
Nas décadas de 80 e 90, os idosos começaram a ser conclamados a adquirir valores mais modernos, como participação social, segurança e auto-estima. A importância da categoria é hoje social, política e mercadológica, representando um nicho na sociedade que necessita ser tratado com atenção, respeito e  importância.  Pesquisas indicam que  no Brasil, como em outras partes do mundo, as propagandas comerciais que se referem aos idosos sofreram modificações e que já não são caracterizados de forma negativa como antigamente.
Convênios
A proposta autoriza o Executivo a celebrar convênios, contratos e parcerias com a iniciativa privada, visando angariar recursos. A publicidade vinculada a patrocinadores também é permitida.
O Poder Executivo deverá oferecer aos participantes, amplo trabalho preventivo e educativo relativo a programas de saúde desenvolvidos para a terceira idade, junto com a Secretaria Municipal da Saúde, que poderá celebrar parcerias com órgãos públicos e a iniciativa privada para contemplar o maior número de pessoas .
“Um evento de caráter internacional irá movimentar a economia local e o reconhecimento mundial para o nosso município, além de  valorizar a terceira idade em Curitiba com o surgimento de programas e ações empresariais voltadas para esse segmento”, conclui Valdenir Dias.