Vereador propõe criação de Secretaria da Juventude

por Assessoria Comunicação publicado 04/06/2009 15h45, última modificação 24/06/2021 08h50
Projeto de lei do vereador Beto Moraes (PSDB) propõe a criação da Secretaria Municipal da Juventude, a exemplo do que já tem sido feito em São Paulo, Goiás e Brasília. A pasta atuaria em cinco diferentes eixos. Primeiro, coordenaria a formulação de políticas públicas da prefeitura, em sintonia com as demais instâncias do governo municipal. A nova secretaria aprofundaria a relação do Executivo com as entidades deste setor, a fim de estabelecer parcerias e elaborar políticas públicas de acordo com a necessidade da população. A realização permanente de estudos sobre a condição dos jovens curitibanos e a sua qualidade de vida seria atribuição da secretaria, como também a promoção de campanhas de conscientização, saúde e incentivo ao protagonismo juvenil. Cursos de educação continuada e de formação de jovens líderes complementariam as ações, conferindo uma ação presente em todas as etapas da vida do jovem curitibano.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 46% dos jovens brasileiros vivem em situação de pobreza, com rendimento familiar mensal de até ½ salário mínimo por pessoa. Na região sul, o percentual cai para 30%, mas ainda é preocupante, com os jovens da cidade enfrentando problemas como o desemprego, a violência urbana e o consumo de drogas.
A justificativa apresentada pelo vereador Beto Moraes para a criação da Secretaria Municipal da Juventude é melhorar a qualidade de vida dos jovens curitibanos, garantindo políticas públicas nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer para as pessoas dessa faixa etária.