Vereador prepara projeto para construção de ciclovias
O vereador Professor Galdino (PSDB) se dispôs nesta semana a pagar a multa de R$ 2.250,00 imposta a três ciclistas, em 2007, que pintaram uma ciclofaixa na rua Augusto Stresser. Por causa da ação, considerada um ato de vandalismo, Jaques Brand, Fernando Rosenbaum e Juan Parada foram condenados a pagar, cada um, a multa de R$ 750. Os três recorreram ao prefeito Beto Richa, mas não obtiveram resposta.
De acordo com Galdino, “a atitude dos três ciclistas foi, na verdade, um ato político e apelou, em nome da legalidade, para que a prefeitura considere esse aspecto e perdoe a dívida.”
O parlamentar lembrou que pretende apresentar, ainda neste mês, projeto de lei contemplando a construção de ciclovias e ciclofaixas com trajetos para atender aos trabalhadores. "A cidade precisa incentivar o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte para que o trabalhador possa se deslocar de casa para o local de serviço e vice-versa. Isso já ocorre nas principais capitais do mundo", afirmou.
Plano diretor
"Quero lembrar que a opção pela bicicleta não é exclusiva do Primeiro Mundo. Em Bogotá, na Colômbia, por exemplo, foram construídos 240 quilômetros de ciclovias em três anos", completou Galdino.
De acordo com o vereador, as ciclovias existentes hoje em Curitiba, que perfazem mais de 100 quilômetros, foram idealizadas na década de 70 e destinadas ao lazer. Com o aumento da população e o crescimento da frota de veículos, a bicicleta tornou-se uma alternativa viável ao transporte urbano.
“Técnicos do Ippuc estão elaborando novo plano diretor cicloviário, contemplando os trabalhadores. Meu propósito é colocar esta questão em debate para colaborar com o projeto", adiantou. O projeto de lei em elaboração inclui também estudo de viabilidade para a locação de bicicletas, como acontece no Rio de Janeiro e também em Paris, como o vereador teve oportunidade de conferir em viagem recente.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), existem atualmente no Brasil cerca de 51 milhões de bicicletas. “Ainda que a frota seja considerável, a extensão de ciclovias é relativamente pequena: 600 quilômetros”, conclui.
De acordo com Galdino, “a atitude dos três ciclistas foi, na verdade, um ato político e apelou, em nome da legalidade, para que a prefeitura considere esse aspecto e perdoe a dívida.”
O parlamentar lembrou que pretende apresentar, ainda neste mês, projeto de lei contemplando a construção de ciclovias e ciclofaixas com trajetos para atender aos trabalhadores. "A cidade precisa incentivar o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte para que o trabalhador possa se deslocar de casa para o local de serviço e vice-versa. Isso já ocorre nas principais capitais do mundo", afirmou.
Plano diretor
"Quero lembrar que a opção pela bicicleta não é exclusiva do Primeiro Mundo. Em Bogotá, na Colômbia, por exemplo, foram construídos 240 quilômetros de ciclovias em três anos", completou Galdino.
De acordo com o vereador, as ciclovias existentes hoje em Curitiba, que perfazem mais de 100 quilômetros, foram idealizadas na década de 70 e destinadas ao lazer. Com o aumento da população e o crescimento da frota de veículos, a bicicleta tornou-se uma alternativa viável ao transporte urbano.
“Técnicos do Ippuc estão elaborando novo plano diretor cicloviário, contemplando os trabalhadores. Meu propósito é colocar esta questão em debate para colaborar com o projeto", adiantou. O projeto de lei em elaboração inclui também estudo de viabilidade para a locação de bicicletas, como acontece no Rio de Janeiro e também em Paris, como o vereador teve oportunidade de conferir em viagem recente.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), existem atualmente no Brasil cerca de 51 milhões de bicicletas. “Ainda que a frota seja considerável, a extensão de ciclovias é relativamente pequena: 600 quilômetros”, conclui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba