Vereador percorre calçadas para verificar acessibilidade

por Assessoria Comunicação publicado 08/05/2009 18h55, última modificação 24/06/2021 07h23
A preocupação com a acessibilidade aos deficientes físicos em Curitiba tem tido uma abordagem constante, em busca de soluções para o problema. Poucas medidas são concretas para garantir a integração e inserção dos cidadãos que possuem mobilidade reduzida. A avaliação é do vereador Denilson Pires (DEM), que se encontra temporariamente na condição de cadeirante, em virtude de cirurgia, e convive com dificuldades encontradas durante a sua locomoção e acesso à diversas ruas, calçadas e edificações na cidade.
Em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), com a colaboração do presidente da entidade, Mauro Vicenzo Cláudio Nardini, Pires percorreu algumas calçadas do centro, nesta sexta-feira (8). Acompanharam o vereador dois membros da associação, os paraatletas Cintia Paz, 24 anos, nadadora e esgrimista, que vive em cadeira de rodas há 14 anos, e Cincler Trevisan, 32, mesatenista, cadeirante há mais de oito anos.
O objetivo foi averiguar as condições de acessibilidade para esta parcela da população. Segundo Denilson Pires, foi encontrada uma série de adversidades por onde passaram, como rampas que dificultam o acesso. Informou, porém, que existem locais com a acessibilidade necessária, que poderiam se tornar padrão em todas as vias na capital.
“Com essa temporária experiência, afirmo que é quase indescritível a sensação de impotência ao se tentar transpor barreiras naturais e edificadas”, comentou, acrescentando que, “até com auxílio de terceiros, são inúmeros os obstáculos, que precisam ser revistos para que sejam facilitadas as atividades cotidianas.”
Homenagem
Também nesta sexta, o vereador Denilson Pires parabenizou todas as mães, “que nos dão a benção da vida, o carinho infinito, os ensinamentos que formam nosso caráter, abdicando de sua vida e nos ensinando o verdadeiro sentido da palavra amor.”