Vereador pede melhorias em espaços de lazer

por Assessoria Comunicação publicado 13/02/2013 15h55, última modificação 10/09/2021 11h35

O vereador Professor Galdino (PSDB) solicitou melhorias em espaços de lazer da cidade. Na praça Osório, centro de Curitiba, ele quer que seja implantada uma academia ao ar livre. “Essas academias melhoram a condição física, a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Existem diferentes formas da sociedade se relacionar com o meio ambiente. Com a ocupação de espaços públicos de lazer e recreação, como por exemplo as praças e parques, as pessoas estão não somente em contato umas com outras, mas também com a natureza e se conscientizando da necessidade de preservá-la”, defendeu.

Para o bairro Campo Comprido, o parlamentar protocolou um requerimento à prefeitura para que também seja instalada uma academia ao ar livre, além de um parque infantil. O local é de um bosque que fica no fim da rua Mario Zanlorenzi.

Segundo ele, os moradores reclamam que a área está abandonada e serve de abrigo para usuários de drogas. “A academia vai atender às necessidades de vários moradores, pois existem diversos condomínios por perto. Além disso, o parque poderá ser utilizado pelas crianças enquanto seus pais se exercitam”, explicou o vereador.

Galdino ressaltou que os equipamentos das academias ao ar livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de doze anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente a força muscular com o passar dos anos.

Banheiros na Santos Andrade

Outro requerimento de Galdino é para que a praça Santos Andrade disponha de banheiros públicos. “É inadmissível que uma área tão conhecida e bem localizada tenha tal carência. Já solicitamos uma atenção especial da Prefeitura para que o problema seja sanado o mais rápido possível”.

Para resolver a questão, Galdino defende que seja aprovado na Câmara um projeto de sua autoria que pretende criar os Banheiros Livres. A ideia é que comerciantes possibilitem, em caráter voluntário, o uso do banheiro em troca de deduções fiscais. “Se aprovarmos o projeto dos Banheiros Livres podemos resolver a falta de banheiros da Santos Andrade e de muitos outros locais”, argumentou.