Vereador pede lombada eletrônica na Eduardo Sprada

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2015 17h50, última modificação 30/09/2021 09h43
Para evitar acidentes na rua Eduardo Sprada, o vereador Zé Maria solicitou à Prefeitura de Curitiba uma lombada eletrônica na esquina da Padre José Kentenich, bairro Campo Comprido. De acordo com o parlamentar, o requerimento foi a pedido de moradores e frequentadores dos santuários de Nossa Senhora Schöenstatt e Tabor Magnificat, localizados nas imediações.

No documento (044.07068.2015), Zé Maria explica as razões do pedido para que a lombada seja implantada nesta esquina. "Mesmo não seguindo os critérios pré estabelecidos pelos órgãos de trânsito, a colocação desta lombada se tornou imprescindível para garantir tranquilidade e segurança a pedestres e usuários da via", afirmou. Ele lembrou que a Eduardo Sprada é conhecida pelo seu trajeto sinuoso e estreito, onde as pessoas disputam espaço de passagem com os veículos. "Moradores deste cruzamento em curva já tiveram prejuízos de grande monta por causa dos seguidos acidentes", justificou.

"Considerando a procura pelos endereços dos santuários de Nossa Senhora Schöentastt, com sede na rua Padre José Kentenich, 126 e do Tabor Magnificat no número 552 e, mais ainda, a proximidade das instalações da Universidade Positivo e dos grandes conjuntos residenciais Schöenstatt e Rugel, deduz-se o movimento registrado neste local", alertou Zé Maria.

Em dias de celebração religiosa a capela Schöenstatt é frequentada por inúmeros devotos, "aumentando o perigo de passagem pela rua Eduardo Sprada", destacou. Ele lembra que a mesma via precisa passar por uma revitalização completa, por causa da falta de calçamento e meio fio.

Binário no Santa Quitéria
Zé Maria também solicitou à prefeitura um binário entre as ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, no bairro Santa Quitéria (044.07211.2015). O vereador, acredita que a medida pode solucionar os frequentes problemas de congestionamentos, nos horários de pico do trânsito, nas proximidades do campus universitário da Uniandrade. "A sugestão está partindo da própria população residente e de usuários deste trajeto", explicou. Segundo ele, "a ideia é criar uma alternativa adequada para todos que se utilizam desta região".

O binário seria implantado entre as duas ruas principais, a partir da Avenida Arthur Bernardes até a região de entrada da universidade, localizada na esquina com a rua João Scuissiato. Pela reivindicação dos moradores, a João Alencar Guimarães teria sentido único na direção ao bairro (como já ocorre nas primeiras quadras) e o retorno pela Major França Gomes até alcançar a Avenida Getúlio Vargas (também de sentido único na direção do centro da cidade).

"É uma sugestão ao poder público para atender moradores, comerciantes, usuários das vias e aos estudantes e professores do campus, promovendo melhor distribuição do trânsito dos veículos, que é bastante intenso nos horários de pico e de entrada e saída das aulas", justificou o parlamentar. “A instituição dos binários passou a ser adotada com o plano diretor de 1960, respeitando-se, é claro, as condições para tal. Esse sistema pode estruturar a malha viária da região, melhorando a fluidez do trânsito, eliminando conversões conflitantes e aumentando a segurança dos pedestres.”