Vereador pede insalubridade para agentes de saúde
O vereador Fábio Camargo apresentou, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que dispõe sobre o pagamento de insalubridade aos agentes comunitários de saúde do município. Conforme o parlamentar, deverá ser determinado o pagamento de 20% sobre os vencimentos mensais de todos os agentes.
O projeto visa o bem-estar desta classe profissional, uma vez que os agentes visitam diariamente casas em áreas de risco, onde são encontrados valetões e rios que muitas vezes, em dias de chuva, acabam transbordando, deixando-os expostos a várias doenças, como leptospirose, dengue, hepatite e tuberculose, justifica Camargo. Estes agentes também mantêm contato com pacientes, em alguns casos, portadores de doenças.
infecto-contagiosas, acrescenta. Para o vereador, além das questões de saúde, correm ainda o risco quanto à sua integridade física, seja através de ataques de animais domésticos ou da própria violência urbana, o que torna o projeto de vital importância para propiciar uma melhoria a estes profissionais que realizam trabalho tão importante para a comunidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba