Vereador pede ação da Diretran em cruzamento
O vereador Jair Cézar está solicitando ações da Diretran, em caráter de urgência, no cruzamento da Rua Fagundes Varela com a BR-116. De acordo com o parlamentar, tem sido grande o número de reclamações dos moradores da região, em função do congestionamento diário causado pela má sinalização existente no local, transformando em aventura a transposição da BR.
Em seu pedido, Jair Cézar está sugerindo a presença de um técnico da Diretran nos horários de pico, para entender como está a situação atual e encontrar alguma solução imediata que possa minimizar os problemas, já que as obras do Eixo Metropolitano serão iniciadas pela região do Pinheirinho. Não podemos esperar pelas melhorias que virão com a implantação do Eixo, pois esta área fará parte da segunda etapa das obras, diz Jair Cézar. E complementa: "a situação requer uma atitude urgente e imediata para aumentar a segurança de quem necessita passar por ali todos os dias. O risco de acidentes é enorme, pois os motoristas perdem a paciência com a sinalização deficiente e acabam cometendo imprudências que colocam em risco a vida de muitos."
A preocupação do vereador com a situação da BR-116 no trecho urbano é antiga e vários são os pedidos já encaminhados por ele para resolver os problemas causados pela rodovia. "Muitos já foram atendidos, como as obras do Trevo do Atuba, e esperamos agora que a situação da Rua Fagundes Varela também possa ser resolvida com a maior brevidade", diz Jair Cézar.
Com relação ao Eixo Metropolitano, o parlamentar afirma que será um grande benefício para a cidade, porém ressalta que algumas situações não podem esperar até a conclusão das obras. Neste sentido, Jair Cézar promoveu, no último dia 30 de junho, um debate entre a comunidade e o presidente do Ippuc, Luiz Masaru Hayakawa, na Igreja Batista do Bacacheri, onde foram solicitadas algumas obras emergenciais que irão contribuir para resolver vários problemas. Dentre os pedidos, estão a construção de duas trincheiras, sendo uma ligando a Rua José Zgoda, no Bairro Alto, à Rua Gustavo Rattmann, no Hugo Lange, e outra na altura do Conjunto Solar, no Bacacheri; uma nova entrada para o Bairro Alto, pela Rua Joaquim da Costa Ribeiro, após o viaduto São João, além da troca de manilhas na transposição da pista da rodovia, para evitar novas enchentes.
Segundo o vereador, estes debates são importantes, pois propiciam uma aproximação maior entre as autoridades e a comunidade, permitindo que se tenha uma noção exata dos efeitos que os problemas causam na população. O palramentar destaca, ainda, o saldo positivo do encontro, pois tais obras já estão sendo licitadas e devem ser implantadas em breve. "Esperamos, com isto, minimizar os problemas até que todo o eixo seja urbanizado", conclui Jair Cézar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba