Vereador participa do III Desafio Intermodal
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) participou do III Desafio Intermodal que abriu o mês sem carro. Neste ano, o trajeto teve a saída da praça Santos Andrade, com o ponto intermédiario no campus da PUC e chegada na praça Carlos Gomes. Sete modalidades foram incluídas na atividade: dois pedestres, dois corredores, dois ciclistas, dois passageiros de ônibus, dois motocicistas, dois motoristas de carro e também um portador de necessidades especiais.
Sabbag Filho participou do desafio na categoria usuário de ônibus e cumpriu o percurso em 1 hora, 1 minuto e 30 segundos, chegando em oitavo lugar dentre todos os participantes.
Análises
O desafio foi organizado pelo Núcleo de Psicologia do Trânsito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Grupo de Transporte Humano, Projeto Ciclovida, Sociedade Peatonal, Rede Paranaense de Comunicação e monitorado pelo Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento. “Após finalização das análises, serão divulgados os indicadores de poluição, ruído, custo, gasto de energia e demais aspectos subjetivos relacionados no monitoramento”, anuncia Sabbag Filho.
Em relação ao tempo a classificação foi:
Bicicleta 00:27:19
Motocicleta 00:27:49
Motocicleta 00:28:13
Bicicleta 00:40:57
Corredor 00:49:45
Corredor 00:49:45
Automóvel 00:50:49
Ônibus 01:01:11
Ônibus 01:01:30
Pedestre 01:02:59
Pedestre 01:05:05
Automóvel 01:13:59
Portador necessidade especial 01:21:11
“O desafio intermodal (commuter’s challenge) é uma ferramenta para avaliar a eficiência dos vários sistemas de transporte disponíveis na cidade. Podemos compará-lo a um teste bastante usado em benchmarking de produtos e serviços: o teste de estresse. Consiste basicamente em submeter o objeto de estudo ao pior cenário possível. Dessa forma, é possível identificar os problemas e falhas mais graves, já que em todas as outras situações as condições serão mais favoráveis” diz.
Comparações
O desafio, portanto, não é competição, na medida em que os participantes não estão lutando para chegar primeiro. Apenas reproduz o comportamento cotidiano de milhares de curitibanos. A partir disso, são feitas análises das dificuldades enfrentadas por participante, as características de cada um e sugestão de melhorias para o trânsito como um todo.
“Outra forma de comparar cada modal seria analisá-los individualmente. Contudo, existem duas dificuldades básicas. É impossível fazer com que todos usem o mesmo modal simultaneamente. Além disso, o mesmo espaço é compartilhado por mais de um modal. Isso inviabiliza o estudo isolado de cada um deles”, comenta.
Outras cidades
Esse evento é realizado em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. No mundo já aconteceu em Nova York, Edimburgh, Manchester. Em Curitiba foram escolhidas formas representativas de deslocamento: carro, ônibus, moto e bicicleta. O pedestre também faz o trajeto para servir de referência.
Para Sabbag Filho, foi uma excelente experiência. “Uma vivência que nos remete a uma profunda reflexão a respeito dos nossos hábitos cotidianos. Eu recomendo o uso do transporte coletivo pela sua segurança e praticidade.”
Sabbag Filho participou do desafio na categoria usuário de ônibus e cumpriu o percurso em 1 hora, 1 minuto e 30 segundos, chegando em oitavo lugar dentre todos os participantes.
Análises
O desafio foi organizado pelo Núcleo de Psicologia do Trânsito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Grupo de Transporte Humano, Projeto Ciclovida, Sociedade Peatonal, Rede Paranaense de Comunicação e monitorado pelo Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento. “Após finalização das análises, serão divulgados os indicadores de poluição, ruído, custo, gasto de energia e demais aspectos subjetivos relacionados no monitoramento”, anuncia Sabbag Filho.
Em relação ao tempo a classificação foi:
Bicicleta 00:27:19
Motocicleta 00:27:49
Motocicleta 00:28:13
Bicicleta 00:40:57
Corredor 00:49:45
Corredor 00:49:45
Automóvel 00:50:49
Ônibus 01:01:11
Ônibus 01:01:30
Pedestre 01:02:59
Pedestre 01:05:05
Automóvel 01:13:59
Portador necessidade especial 01:21:11
“O desafio intermodal (commuter’s challenge) é uma ferramenta para avaliar a eficiência dos vários sistemas de transporte disponíveis na cidade. Podemos compará-lo a um teste bastante usado em benchmarking de produtos e serviços: o teste de estresse. Consiste basicamente em submeter o objeto de estudo ao pior cenário possível. Dessa forma, é possível identificar os problemas e falhas mais graves, já que em todas as outras situações as condições serão mais favoráveis” diz.
Comparações
O desafio, portanto, não é competição, na medida em que os participantes não estão lutando para chegar primeiro. Apenas reproduz o comportamento cotidiano de milhares de curitibanos. A partir disso, são feitas análises das dificuldades enfrentadas por participante, as características de cada um e sugestão de melhorias para o trânsito como um todo.
“Outra forma de comparar cada modal seria analisá-los individualmente. Contudo, existem duas dificuldades básicas. É impossível fazer com que todos usem o mesmo modal simultaneamente. Além disso, o mesmo espaço é compartilhado por mais de um modal. Isso inviabiliza o estudo isolado de cada um deles”, comenta.
Outras cidades
Esse evento é realizado em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. No mundo já aconteceu em Nova York, Edimburgh, Manchester. Em Curitiba foram escolhidas formas representativas de deslocamento: carro, ônibus, moto e bicicleta. O pedestre também faz o trajeto para servir de referência.
Para Sabbag Filho, foi uma excelente experiência. “Uma vivência que nos remete a uma profunda reflexão a respeito dos nossos hábitos cotidianos. Eu recomendo o uso do transporte coletivo pela sua segurança e praticidade.”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba