Vereador mostra resultado de avaliação popular

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2011 18h30, última modificação 12/08/2021 09h48
O vereador Tico Kuzma (PSB) encerrou o período de avaliação de seu mandato realizado em seu site. Intitulado recall político, o instrumento participativo serviu para ouvir a opinião da comunidade, receber críticas e sugestões e buscar reivindicações. “Inúmeras foram as participações de eleitores na campanha, mostrando que a população está atenta ao processo político e quer participar ativamente do mandato de seus representantes. A participação dos cidadãos na resposta ao questionário foi satisfatória, o povo quer participar e está disposto a fiscalizar os mandatos. É uma ótima ferramenta para avaliar a qualidade do nosso trabalho como vereador”, analisau o parlamentar.
Para Kuzma, o objetivo é avaliar o mandato e colocar em debate, neste momento de reforma política, este importante instrumento de iniciativa popular que é praticado em diversos países e conhecido como recall ou voto destituinte. Com este dispositivo é possível até um representante eleito pelo voto ser destituído caso a população queira.
Avaliação
Durante o processo de avaliação, Kuzma perguntou qual é a função mais importante de um vereador. Os eleitores em mais de 60% dos votos responderam que é propor projetos e leis, oferecer propostas para a prefeitura em benefício da cidade e fiscalizar o trabalho do prefeito. “Apenas 9% dos votos indicou a representação do bairro como principal função do parlamentar. Esse resultado nos mostra o amadurecimento do eleitor, que entende que um vereador não é só o síndico de seu bairro, mas o representante político e legislador de toda a cidade”, disse Kuzma.
O vereador em uma das suas perguntas questiona a população sobre a eficiência da lei antifumo em Curitiba, que é de sua autoria. Em mais de 90% das respostas, a população mostrou que é a favor e também em mais de 65% dos votos é reivindicada a ampliação da lei para os parques e praças.  “Esse indicativo mostra a importância da lei absorvida pela comunidade, que entendeu o verdadeiro significado da proposta: mais saúde para todos, não-fumantes e também aos fumantes”, comemora.
A banalização da violência também apareceu nas respostas. A população entende que o mais urgente é a resolução dos problemas da falta de segurança, onde 41,3% dos eleitores exigem mais iniciativas do poder público para proteção da sociedade. “Não é prerrogativa do município a segurança pública, mas, neste momento, não podemos nos abster desta responsabilidade”, diz Kuzma, lembrando que o questionário mostrou que a população aprova em mais de 80% a utilização de câmeras de monitoramento em locais públicos.
Reivindicações
Kuzma pretende abrir o diálogo com a população para avaliação de seu mandato, seja através de questionários na internet, audiências públicas e reuniões em entidades de classe. “O mandato não é meu, mas de todos os curitibanos. Temos que trabalhar juntos para o bem de toda nossa Curitiba”, finalizou o parlamentar, que afirmou que agora se dedica a atender também a outras reivindicações apresentadas durante o recall.