Vereador mirim propõe multa para quem abandonar animais nas ruas

por Assessoria Comunicação publicado 13/05/2016 17h35, última modificação 07/10/2021 06h40

Quatorze crianças de 7 a 10 anos do Colégio e Instituto Opet visitaram, nesta sexta-feira (13), o Palácio Rio Branco e simularam a votação de projetos de lei no plenário da Câmara Municipal. A dinâmica faz parte do projeto “Cidade Mirim”, criado em 1970 que estimula a formação política do estudante que cursa do 1º ao 5º ano.

A proposta, do vereador João Guilherme, foi de multar quem abandonasse animais de estimação nas ruas da cidade. O valor seria de R$ 1.000,00. “Colocaríamos câmeras em todas as ruas da cidade, para que os responsáveis fossem punidos. E teríamos fiscalizações nos postos da polícia, nos pedágios e nos aeroportos para garantir que eles [infratores] não iriam sair da cidade”, defendeu o autor.

O vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) mediou a sessão e explicou como funciona o sistema de votação da Câmara: “Se vocês concordarem com o projeto, apertem o mais (+). Se não concordarem, apertem o menos (-). Agora, se vocês acham que a proposta não é tão viável e que pode ter algum tipo de problema, apertem o xis (x), que é da abstenção”. A proposta foi rejeitada pela maioria dos vereadores mirins – foram 7 contrários e 2 favoráveis, além de registrarem 2 abstenções.

“Nós vereadores aprovamos as leis e elas são encaminhadas ao Prefeito, que tem a obrigação de executá-las. É nosso papel também fiscalizar se esse trabalho está sendo bem-feito”, complementou Braga Côrtes. A sessão foi acompanhada pelo prefeito e vice-prefeito da Cidade Mirim.

Depois da simulação da votação, o vereador Paulo Salamuni (PV) respondeu diversas perguntas a respeito do papel do parlamentar e do funcionamento da Câmara Municipal. “A Câmara é como o coração de Curitiba. Ela vota as leis fundamentais para o funcionamento da cidade”, explicou. Os alunos quiseram saber quais os dias de trabalho dos vereadores, qual o tempo que cada vereador tem para falar e se já houve impeachment de algum político em Curitiba.

Visita de escolas
Qualquer escola, pública ou privada, pode agendar visitas à Câmara Municipal. Basta entrar em contato com a Diretoria de Cerimonial pelo telefone (41) 3350 4797 ou pelo e-mail cerimonial@cmc.por.gov.br.