Vereador japonês conhece a Câmara
A Câmara Municipal de Curitiba recebeu a visita, nesta sexta-feira (29), do vereador japonês Massanori Toyoda, da cidade de Yokkaichi, quando foi recepcionado pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). Na ocasião, foi acompanhado pelo secretário extraordinário de Assuntos Metropolitanos, Rui Hara (PSDB), e pela intérprete Mery Yayoi Sato. Para o parlamentar japonês, "Curitiba é uma cidade fácil de se adaptar". Pela manhã, também conheceu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Urbanização de Curitiba S/A.
Um fato que chamou a atenção de Toyoda é a quantidade de parques na cidade. Derosso explicou que esta foi uma alternativa que a administração municipal encontrou para evitar o problema das enchentes. "Nas áreas mais baixas, optou-se por construir parques, pois áreas verdes são permeáveis. Com isso, retira-se a população das áreas de risco e criam-se locais de lazer", falou o presidente.
O funcionamento político brasileiro também foi ressaltado pelo vereador oriental. "No Japão, são realizadas apenas quatro reuniões parlamentares ao ano", esclareceu. Já no Legislativo curitibano, o Regimento Interno prevê sessões plenárias três vezes por semana. Elas são realizadas de segunda à quarta-feira, das 16h às 19h.
Yokkaichi
A cidade japonesa é localizada a 500km de Tóquio e fica na região central do país. São cerca de 300 mil habitantes, dos quais três mil são imigrantes brasileiros, que estão trabalhando nas fábricas. A maior produção da cidade é no setor de plásticos. Outro fator importante para a economia de Yokkaichi é uma refinaria de petróleo, que absorve grande quantidade de mão-de-obra.
Os vereadores Valdenir Dias (PTB) e Roberto Hinça (PFL) também estiveram presentes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba