Vereador integra comitê que reformará calçadas

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2005 16h30, última modificação 21/05/2021 15h34
O vereador Jairo Marcelino (PDT)  está integrando o Comitê Multidisciplinar  do Ippuc que prepara o  Plano de Adequação de Calçadas de Curitiba. Um projeto que prevê a revitalização do calçamento, alterando os padrões atuais para utilização de espaços de circulação feitos em blocos de  concreto pré-moldado. Em reunião nesta  segunda-feira (25), na sede do  instituto,  o vereador esboçou sua alegria  pelo atendimento da reivindicação apresentada  desde  a gestão passada. Marcelino tem atacado o problema das calçadas, “sua necessidade de reforma e padronização para evitar problemas e acidentes”.
Desde que assumiu a Prefeitura, Beto Richa solicitou estudos ao Ippuc para readaptação do calçamento. Primeiramente, o órgão de pesquisa e planejamento da cidade  fez um diagnóstico da situação das calçadas de Curitiba e, agora,  a primeira etapa do plano será desenvolvida na Rua Marechal Deodoro.  A via foi escolhida porque algumas das empresas concessionárias  já haviam solicitado à Prefeitura autorização para realizar obras subterrâneas no trecho  onde circulam mais de 50 mil pessoas por dia. O Plano de Adequação das Calçadas, elaborado pelo Ippuc, prevê o planejamento das ações de concessionárias de serviços públicos na  implantação de suas redes de gás, energia, telefonia, água e esgoto. As empresas foram convidadas a formar parceria com o poder público para realização das obras, que vão desde o cruzamento da Rua Mariano Torres até a Praça Zacarias, num trecho de nove quadras, cerca de um quilômetro.
O que mais satisfaz Jairo Marcelino é que “uma lei municipal a ser regulamentada vai determinar que estes serviços sejam comunicados previamente à Prefeitura, incluindo dados de infra-estrutura e planos de expansão das redes”. Com estas medidas, o vereador considera que serão sanados muitos dos problemas hoje enfrentados pelos pedestres, no centro e bairros,  “já que Curitiba cresce vertiginosamente  e  a grande maioria dos bairros  possui vias  estruturais próprias de acentuado movimento, como, por exemplo, a  Avenida Marechal Floriano,  entre os  bairros Hauer e Boqueirão; Avenida República Argentina,  do Portão ao Xaxim,  ou a Avenida Anita Garibaldi,  entre Cabral e Barreirinha”.
No primeiro estágio de estudos feito pelo Ippuc foram detectados os problemas que afetam a padronização das calçadas, como o  estacionamento de  veículos pesados, implantação de redes de serviços  como água, energia elétrica, gás e telefone; vendedores ambulantes que ocupam espaços de pedestres, calçamento inadequado e  raízes de árvores que destroem a pavimentação.