Vereador indaga sobre condições habitacionais

por Assessoria Comunicação publicado 19/09/2011 18h15, última modificação 11/08/2021 11h42
Em pedidos de informação aprovados pelo plenário da Câmara de Curitiba, o vereador Dirceu Moreira (PSL) faz diversos questionamentos sobre as condições  de habitação da Cidade Industrial. Potencializa sua preocupação sobre problemas causados com a poluição nas margens do rio Barigüi após a remoção da população que residia naquela área da cidade.
Os moradores foram removidos para o conjunto Moradias Corbélia. Entretanto, os entulhos deixados têm propiciado o transbordamento do rio, além da proliferação de ratos. Os barracos parcialmente demolidos também oferecem perigo. Alguns viram esconderijo para ladrões e consumidores de drogas.  
Promessas
Em relação ao conjunto Vitória Régia, o parlamentar quer saber sobre as obras de pavimentação asfáltica prometidas pela prefeitura. "A precariedade das vias daquela região dá a impressão de abandono do poder público com os mais de dez mil habitantes", avalia o vereador, solicitando informações sobre a previsão de projetos de pavimentação.
Moreira também pede detalhamento de projeto e previsão de execução para a reconstrução da ponte sobre o rio Barigüi, no trecho da Rua Senador Roberto Accioly Filho. O local  foi alvo de reportagem na imprensa, "tal a precariedade da travessia”. “A promessa de restauração é de 2009", justifica o vereador. Dirceu Moreira lamenta que "o maior bairro da cidade em área geográfica e densidade demográfica, que sedia o distrito industrial  de Curitiba, concebido na década de 70, como indutor de desenvolvimento industrial do município, esteja nestas condições".
Bairro
A Cidade Industrial de Curitiba é o maior entre os 75 bairros da capital.  Cerca de 10% da população da cidade pertence à região de mais de 15 quilômetros de extensão,  desde a BR-277, na divisa com o Orleans até a BR- 116, nas imediações do Tatuquara.
Outro dado interessante é que  todo o Contorno Sul está no território da CIC. Tamanha é a extensão que faz dela o único bairro de Curitiba que pertence a duas regiões, no caso, zonas Oeste e Sul. É dividida em CIC Norte, CIC Central e CIC Sul. Na porção Norte, estão as vilas Jardim Gabineto, Vila Sandra, Atenas e Augusta, entre outras. A porção do meio engloba as vilas Itatiaia, Osvaldo Cruz 1 e 2, Vila Nossa Senhora da Luz, Santa Helena, Conquista, Caiuá, Barigüi e várias outras. No CIC Sul, dentre diversas vilas, estão a Vila Verde e Vitória Régia, citada pelo vereador Dirceu Moreira.