Vereador incentiva prática de esportes

por Assessoria Comunicação publicado 25/10/2011 17h25, última modificação 12/08/2021 09h59
“Acredito que a prática de esporte melhora a qualidade de vida dos jovens, adultos e idosos. Beneficia a inclusão na sociedade, além de promover campeonatos onde a população pode participar admirando e aprendendo a jogar.” O comentário é do vereador Juliano Borghetti (PP) ao jogador de punhobol Iwerson Fernandes, que esteve no gabinete de trabalho do parlamentar na Câmara de Curitiba.
O atleta agradeceu ao vereador o apoio recebido e a colaboração com a estrutura da primeira etapa do campeonato brasileiro feminino e masculino na categoria adulto, realizado nos dias 15 e 16 deste mês, no Clube Duque de Caxias.
Segundo Borghetti, punhobol é um esporte semelhante ao vôlei praticado principalmente na região Sul do Brasil. O esporte geralmente é praticado em gramado de 50m x 20m, sendo cinco jogadores para cada lado, podendo ser jogado em campos muito maiores, com 1000m² de área.
Campeonato de Footsack
Borghetti participou do 5º Campeonato Brasileiro de Footsack, no Parque Barigüi, promovido no fim de semana pela Associação Brasileira da categoria em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude. Criado em Curitiba, o esporte foi oficializado como genuinamente brasileiro durante a competição. O campeonato foi realizado pelo segundo ano consecutivo em Curitiba e contou com atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde sua criação, já foram realizados cinco certames na esfera nacional (Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro), quatro sul-brasileiros, 15 estaduais e sete torneios abertos.
Criado pelo empresário e economista curitibano Marcos Juliano Ofenbock, o footsack é derivado de três esportes internacionais: o footbag, tênis e futebol. A partida é disputada em uma quadra de 10mx5m, com a rede de 1,5m de altura. Um ou dois jogadores de cada lado lançam, com os pés, uma bolinha de crochê recheada com polipropileno reciclado, com o único objetivo de derrubar a bola no campo adversário.
Destaque
Atualmente, o esporte tem aproximadamente mil atletas inscritos na Associação Brasileira de Footsack, com destaque para os estados do Paraná e Santa Catarina.