Vereador faz diversas sugestões ao Executivo

por Assessoria Comunicação publicado 16/04/2010 20h30, última modificação 29/06/2021 09h05
Diversas sugestões do vereador Professor Galdino (PSDB) foram aprovadas em plenário e encaminhadas ao Executivo nesta semana. Entre os pedidos, o parlamentar sugere que a tradicional Feira do Largo da Ordem funcione também aos sábados. Hoje, a feira é realizada somente aos domingos. A ideia do vereador é dar prioridade às pessoas que estão na fila aguardando espaço para comercializar produtos na feira. “Desta forma, todos serão beneficiados. A mudança dará oportunidade para quem aguarda espaço na feira e também trará benefícios aos curitibanos e turistas”, disse.
Outra sugestão é disponibilizar a venda de alimentos especiais para portadores de diabetes e doença celíaca nos Armazéns da Família. Para adquirir os alimentos especiais, os usuários deverão comprovar serem portadores da enfermidade, apresentando, no ato da compra, autorização específica fornecida por unidade de saúde, que terá o aval do médico e nutricionista. No documento, Galdino explica que a doença celíaca é uma deficiência caracterizada pela intolerância permanente do organismo aos alimentos que contém glúten na composição. Já o diabetes pode acarretar graves problemas de saúde, como hipertensão, cegueira e insuficiência renal.
Também é sugestão do vereador a realização de campanha de incentivo ao uso de copos reutilizáveis nas repartições da administração pública de Curitiba. O objetivo da campanha é minimizar a utilização de copos plásticos descartáveis e, posteriormente, buscar a não utilização efetiva. No documento, Galdino explica os passos para a campanha, em três fases: preparação, divulgação e implantação e monitoramento.
Educação
Foi aprovado ainda requerimento de sugestão ao Executivo de criação do serviço virtual de disponibilização de conteúdos, denominado Acesso Livre Curitiba. Trata-se de uma biblioteca virtual, que disponibilizará e divulgará obras artísticas e culturais, conteúdos informativos, educativos e científicos produzidos em Curitiba ou por autores curitibanos, de domínio público ou que contenham a devida licença de uso. Também podem ser disponibilizados arquivos de texto, som, imagem, vídeo e softwares livres.
O vereador Professor Galdino ainda sugere a implantação de câmeras de vigilância nas escolas municipais, na entrada e saída dos alunos, assim como no pátio. Além da segurança aos estudantes, as escolas, segundo ele, têm sido alvo frequente da ação de vândalos, tráfico de drogas, crimes sexuais e outros delitos em geral. “A instalação de câmeras no portão de entrada e saída das escolas tem o propósito de garantir a segurança dos alunos das instituições municipais de ensino e, ao mesmo tempo, tranquilizar os pais”, explicou.