Vereador faz alerta sobre falsificação de filtro solar
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) encaminhou expediente às secretarias municipal e estadual de Saúde, solicitando que seja intensificada a fiscalização da venda de filtros solares, face às denúncias de falsificações. Segundo o vereador, com a proximidade da temporada de praia aumentou a busca por estes produtos de proteção à pele e também a venda de protetores solares falsificados, que, além de não protegerem contra o sol, provocam diversas doenças de pele.
Os produtos falsificados, principalmente da marca comercial Sundown, estariam sendo vendidos em Curitiba e seriam produtos oriundos do Paraguai, podendo ser encontrados com vendedores ambulantes e até em pequenas farmácias. "O consumidor é atraído pelo preço baixo, já que os filtros solares são caros, e acaba comprando um produto de risco, enganado pelos falsificadores", alertou Mario Celso.
Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os produtos fraudados podem ser identificados especialmente pelo rótulo. O número do lote está impresso, quando no produto original é carimbado. Há necessidade ainda de se verificar se há alterações no cheiro e na cor.
Câncer mais comum
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele é o mais comum hoje no Brasil, matando milhares de pessoas a cada ano. É também o mais freqüente em todo o mundo, mutilando pessoas e fazendo vítimas fatais. Quem corre mais risco são pessoas de pele e olhos claros ou que se expõem ao sol, além de trabalhadores ao ar livre, tipo pescadores, marinheiros, lavradores e ambulantes. Outros que integram a lista de risco são os banhistas, surfistas e montanhistas.
Mario Celso fez questão de ressaltar que "o câncer de pele tem hoje uma garantia de cura que chega a 95% se for detectado precocemente e o diagnóstico é muito simples, pois basta um exame médico e a retirada da lesão para exame ao microscópio".
Existem dois tipos mais freqüentes de câncer de pele: carcinoma (mais freqüentes) e melanomas (mais agressivos). Para prevenir, evite a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 11 e 15 horas, mantenha alimentação saudável e rica em vitaminas, use protetor solar com proteção 15, aplicando a cada duas horas ou após nadar e suar muito.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba