Vereador fala sobre digitalização da TV

por Assessoria Comunicação publicado 01/03/2007 18h15, última modificação 15/06/2021 09h12
“A TV digital é uma grande chance para que o País caminhe rumo à democratização das comunicações e este ano vai ser o da transformação”. A afirmação é do vereador Roberto Hinça (PDT), ao fazer uso da tribuna, na sessão plenária desta quarta-feira (28), na Câmara de Curitiba.
Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou recente palestra do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que tratou da tecnologia da TV Digital e dos desafios da implantação desse projeto. “A proposta  estava em pauta desde 1992 e, ainda hoje, há setores da sociedade que a desconhecem”, esclareceu Hinça.
Segundo o vereador, poderá ser cumprido um importante papel na afirmação da cidadania. Com o uso da interatividade, por exemplo, a TV pode disponibilizar nas casas dos brasileiros serviços de educação, de governo eletrônico (declaração de imposto de renda, pagamento de taxas, extrato de FGTS, boletim escolar dos filhos, entre outros), correio eletrônico para todos os cidadãos  e até acesso à toda a Internet.
“Até o mês de junho, o sistema já estará funcionando em São Paulo e, até novembro, nas outras grandes cidades”, disse Hinça.
TV Câmara
As sessões da Câmara já podem ser acompanhadas ao vivo pela Internet e, destacou Hinça, “logo será possível a transmissão pela TV aberta”. Segundo o vereador, o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), também está satisfeito  com o avanço das telecomunicações, que vai permitir, ainda, que todo município tenha uma TV comunitária.