Vereador elogia ação de agentes de saúde
O vereador Tico Kuzma (PSB) prestigiou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. O parlamentar acompanhou a imunização dos menores de cinco anos nos postos de saúde e na Boca Maldita.
Ao comentar o trabalho dos servidores municipais na área da saúde, Kuzma lembrou que, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, a cidade vacinou 99,24% da população alvo e foi considerada a capital brasileira com a melhor cobertura vacinal nesta primeira etapa. Os dados são da prefeitura, que informou, ainda, a prorrogação da campanha, acompanhando orientação da Secretaria Estadual da Saúde.
Confiança
O parlamentar conversou com o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, que também acompanhou a vacinação no sábado. O secretário afirmou que o mais importante é que Curitiba superou a meta e continua se destacando, no Brasil, como referência também na política de imunização. "Temos grande rede de unidades de atendimento atuante tanto nas campanhas quanto na rotina da imunização, equipes preparadas e em constante processo de atualização e, além disso, pais e responsáveis esclarecidos sobre a importância de proteger suas crianças com esta e com tantas outras vacinas oferecidas gratuitamente", disse.
Kuzma lembrou a confiança que os pais têm nos profissionais da saúde da cidade. "Nestas campanhas os profissionais se esforçam ao máximo para agradar as crianças e fazer com que gostem de ser vacinadas. É muito importante este trabalho dos nossos profissionais," comentou o parlamentar, que destacou também o grupo de alunos de Medicina da Universidade Positivo. Coordenados pela professora Léa Archanjo, os estudantes formam o Medclown. Caracterizados de palhaço, animavam as crianças durante a campanha de vacinação.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba