Vereador destaca tema da Campanha da Fraternidade
"Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é "Fraternidade e pessoas com deficiência", com o lema "Levanta-te, vem para o meio!" Com esta temática, a campanha pretende trazer ao centro das atenções, as pessoas com deficiência, que são freqüentemente vítimas de preconceito e de discriminação, sobretudo em um ambiente cultural que tende a marginalizá-los e a excluí-los, e impedir de se afirmarem social e economicamente." O comentário é do vereador Zé Maria (PPS), ao parabenizar a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), pela iniciativa de incluir as pessoas portadoras de deficiência numa campanha tão ampla.
Zé Maria vem trabalhando para que essa parcela da população conquiste o seu lugar de direito na sociedade. Dentre outras ações sociais voltadas às pessoas portadoras de deficiência, o parlamentar tem projeto de lei em tramitação na Câmara de Curitiba, que “institui a Comissão Permanente de Acessibilidade”, que visa garantir o acesso de deficientes a espaços públicos municipais.
Também há o projeto de criação de uma “Casa-Lar” para crianças e adolescentes deficientes e com transtornos mentais; outro projeto cria o “Dia Municipal da Epilepsia”, que será comemorado anualmente em 9 de setembro, como já ocorre nacionalmente. O objetivo do projeto é promover estudos e ações para melhorar a qualidade de vida da pessoa com epilepsia, visando sua integração social e a conscientização da população, para evitar o preconceito. O vereador Zé Maria também quer que a Prefeitura promova cursos e treinamentos sobre epilepsia aos funcionários do serviço público municipal. Para isso, existe também projeto de lei, em tramitação na Câmara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba