Vereador destaca preservação da mata

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2006 18h05, última modificação 10/06/2021 07h48
O empenho dos paranaenses, em especial dos moradores da Região metropolitana de Curitiba e do litoral, em buscar a preservação da Mata Atlântica foi destacado, na Câmara Municipal, pelo vereador Mário Celso (PSDB), ao comemorar uma redução de 71% na taxa de desmatamento da floresta no período de 2000 a 2005, em comparação com o período anterior, de 1995 a 2000.
Os números são de um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica e mostram que os paranaenses aparecem em terceiro lugar n relação dos brasileiros que mais preservam a área verde que divide Curitiba e o litoral.
Dos Estados avaliados até agora, o Paraná ficou em terceiro lugar, com 88% de diminuição na taxa de desmatamento. Segundo o vereador, atualmente restam apenas 7% da Mata Atlântica e o Paraná foi o Estado que mais promoveu o desmatamento da floresta, especialmente no períodos de 1985 a 1990 e 1995 a 2000.
Segundo Mário Celso, os técnicos informam que o período crítico de desmatamento da floresta já ocorreu e , agora, caminha-se para uma estabilização desse processo. "É considerado fundamental pra esse processo o crescimento da consciência ecológica da população e a vigência de uma legislação mais dura. Infelizmente o Paraná tem um passado negro em relação a suas florestas, devastadas para dar lugar às culturas agrícolas e à especulação imobiliária. Espera-se que o exemplo de consciência em relação à nossa vizinha Mata Atlântica sirva de estímulo à preservação e ao repovoamento das matas no interior do Estado", finalizou.