Vereador destaca os acertos das pesquisas eleitorais

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2008 15h35, última modificação 22/06/2021 09h30
Falando na Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Mario Celso Cunha (PSB) cumprimentou os órgãos de pesquisa pelos acertos nas últimas eleições municipais. O líder do prefeito destacou que “as empresas de pesquisas foram competentes na análise e medição da flutuação dos números durante toda a campanha eleitoral. Em Curitiba, acertaram em cheio os resultados finais, o que ocorreu em quase todos os Estados brasileiros. Hoje, não se concebe uma campanha feita às cegas, sem um planejamento baseado em pesquisas. Elas são importantes”, disse o vereador.
O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) é um dos principais da América Latina. O grupo é uma multinacional brasileira composta por 52 empresas, atuando em 13 países. No Brasil tem sedes em São Paulo e Rio de Janeiro e filiais em Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador.
O Datafolha iniciou suas atividades em 1983. Era um departamento de pesquisas do Grupo Folha da Manhã. Em 1989, com a volta das eleições diretas, os resultados das urnas mostraram a eficiência do Instituto, consagrado como um dos mais importantes do País. Finalmente, no ano de 1995, o departamento se transformou em unidade de negócios.
Mario Celso fez questão de apontar a empresa Paraná Pesquisas como a mais importante paranaense nesta área, afirmando que “Murilo Hidalgo e Maurício, quando lançaram a Paraná Pesquisas há 17 anos, estavam certos do sucesso, pois houve planejamento e competência. Hoje, estão consolidados no mercado. Na eleição municipal de Curitiba, o índice de acertos foi impressionante, inclusive na pesquisa de vereadores, o que é muito difícil. Está de parabéns a Paraná Pesquisas”, afirmou o líder de Beto Richa na Câmara.
No cenário mundial, as empresas de pesquisas são cada vez mais utilizadas tanto nas qualitativas, quantitativas e consultorias. São diversos grupos com instrumentos de alta tecnologia e material humano qualificado para identificar o mercado e apontar a medição dentro de uma boa margem de acertos. Foi o que aconteceu na recente eleição americana, quando os institutos apontaram a vitória de Barack Obama.