Vereador destaca obras para evitar engarrafamentos
“As obras realizadas na cidade têm a nobre característica de tentar evitar muitos dos engarrafamentos ocasionados pelo aumento da frota de veículos.” A afirmação é do vereador Jairo Marcelino (PDT), que inicia 2011 participando novamente da Mesa Executiva da Casa, como terceiro-secretário. “São ruas e avenidas revitalizadas e recuperadas, além de transformadas pela implantação de binários que colaboram para desafogar o trânsito”, diz.
Uma das grandes realizações da administração municipal ressaltada pelo vereador é o binário Ahu - Jardim Botânico. A desapropriação de área, que vai permitir a abertura da Rua Vereador Washington Mansur até a Rua Marechal Malet, que fez parte de projeto de crédito adicional aprovado pela Câmara de Curitiba em sessões plenárias, propicia a execução da obra. “É mais uma vitória para a região Norte da cidade, onde estão mais de dez bairros de grande densidade populacional e intenso movimento de comércio e serviços, para os quais é fundamental a qualidade de acesso”, comentou Jairo Marcelino, agradecendo ao prefeito.
Jairo Marcelino acredita que 2011 será bastante produtivo quanto a novas obras de infraestrutura viária com predominância para pontos críticos em que o fluxo de veículos exige providências. Serão mais de 500 metros quadrados incluídos na desapropriação que vai possibilitar a obra. “Primeiramente, de abertura da Rua Mansur até a Malet e, depois, de transformação desta ligação em binário, unindo os dois bairros estruturais”, explica o vereador, que vem reivindicando esta obra ao Executivo. A mensagem de crédito citada pelo parlamentar teve outras desapropriações que vão dar lugar a novos binários na cidade, numa proposta para multiplicar os acessos entre bairros. Jairo Marcelino destacou a iniciativa porque considera relevante a forma como, primeiramente Beto Richa, e, agora, Luciano Ducci vêm preparando a cidade para os novos desafios de crescimento.
Drenagem
O plano de macrodrenagem para as bacias do Atuba, Belém, Barigui e Iguaçu também satisfez o parlamentar, que seguidamente tem mostrado a crítica situação dos pontos de alagamentos. Contudo, até que o planejamento se concretize, Jairo Marcelino pede manutenção constante das galerias e limpeza dos 150 quilômetros de rios, além da conscientização da população para o perigo do descuido em relação ao descarte de resíduos e objetos. Para que uma cidade cresça em atendimento às suas necessidades é imperioso, afirma o vereador, “que todos façam a sua parte. De um lado a administração pública e, de outro, a população, que deseja melhoria na qualidade de vida.”
“Nós, vereadores, também estamos engajados neste trabalho”, reafirmou o parlamentar, que vai acompanhar o desenrolar do processo de implantação do binário. Ele disse também que as obras do trecho Norte da Linha Verde serão mais demoradas porque serão construídas seis novas trincheiras: Rio Juruá, Atuba, Conjunto Solar, Gustavo Rattman, Agamenon Magalhães e Roberto Chichon. “As trincheiras, ou melhor, a falta delas, foi justamente o que causou polêmica na execução da primeira etapa. Com seis trincheiras previstas, isto não será problema na segunda etapa da maior avenida urbana de Curitiba”, conclui Jairo Marcelino.
Uma das grandes realizações da administração municipal ressaltada pelo vereador é o binário Ahu - Jardim Botânico. A desapropriação de área, que vai permitir a abertura da Rua Vereador Washington Mansur até a Rua Marechal Malet, que fez parte de projeto de crédito adicional aprovado pela Câmara de Curitiba em sessões plenárias, propicia a execução da obra. “É mais uma vitória para a região Norte da cidade, onde estão mais de dez bairros de grande densidade populacional e intenso movimento de comércio e serviços, para os quais é fundamental a qualidade de acesso”, comentou Jairo Marcelino, agradecendo ao prefeito.
Jairo Marcelino acredita que 2011 será bastante produtivo quanto a novas obras de infraestrutura viária com predominância para pontos críticos em que o fluxo de veículos exige providências. Serão mais de 500 metros quadrados incluídos na desapropriação que vai possibilitar a obra. “Primeiramente, de abertura da Rua Mansur até a Malet e, depois, de transformação desta ligação em binário, unindo os dois bairros estruturais”, explica o vereador, que vem reivindicando esta obra ao Executivo. A mensagem de crédito citada pelo parlamentar teve outras desapropriações que vão dar lugar a novos binários na cidade, numa proposta para multiplicar os acessos entre bairros. Jairo Marcelino destacou a iniciativa porque considera relevante a forma como, primeiramente Beto Richa, e, agora, Luciano Ducci vêm preparando a cidade para os novos desafios de crescimento.
Drenagem
O plano de macrodrenagem para as bacias do Atuba, Belém, Barigui e Iguaçu também satisfez o parlamentar, que seguidamente tem mostrado a crítica situação dos pontos de alagamentos. Contudo, até que o planejamento se concretize, Jairo Marcelino pede manutenção constante das galerias e limpeza dos 150 quilômetros de rios, além da conscientização da população para o perigo do descuido em relação ao descarte de resíduos e objetos. Para que uma cidade cresça em atendimento às suas necessidades é imperioso, afirma o vereador, “que todos façam a sua parte. De um lado a administração pública e, de outro, a população, que deseja melhoria na qualidade de vida.”
“Nós, vereadores, também estamos engajados neste trabalho”, reafirmou o parlamentar, que vai acompanhar o desenrolar do processo de implantação do binário. Ele disse também que as obras do trecho Norte da Linha Verde serão mais demoradas porque serão construídas seis novas trincheiras: Rio Juruá, Atuba, Conjunto Solar, Gustavo Rattman, Agamenon Magalhães e Roberto Chichon. “As trincheiras, ou melhor, a falta delas, foi justamente o que causou polêmica na execução da primeira etapa. Com seis trincheiras previstas, isto não será problema na segunda etapa da maior avenida urbana de Curitiba”, conclui Jairo Marcelino.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba