Vereador destaca novo centro cultural

por Assessoria Comunicação publicado 21/06/2011 18h50, última modificação 10/08/2021 09h42
A transformação do Parque Histórico da Vilinha em local de valorização artística, de lazer e em mais um ponto turístico da cidade motivou comentário do vereador Jair Cézar (PSDB) na Câmara de Curitiba. O Centro Cultural da Vilinha, inaugurado no fim de semana, tem espaço para cursos gratuitos, exposições e apresentações artísticas. Além disso, quadras esportivas, pista de caminhada e academia de ginástica ao ar livre.
“Os moradores da região estão encantados com a beleza do Centro Cultural da Vilinha e com a melhoria que representa para o lazer, saúde, bem-estar  e autoestima de todos”, afirmou o parlamentar.
Segundo Jair Cézar, “no século XVII, os portugueses que cruzaram a Serra do Mar em busca de ouro nas águas do rio Atuba se assentaram no local onde hoje funciona o Centro Cultural. Depois do acordo com os indígenas que ocupavam a região, os europeus se mudaram para o ponto em que está atualmente a Praça Tiradentes e começaram a fundação de Curitiba. A arquitetura do imóvel foi inspirada nas construções portuguesas do século XVII”.
Esforço
O presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que substituía Luciano Ducci na prefeitura no dia da inauguração do Centro Cultural, destacou a importância dos esforços de Jair Cézar para que a Vilinha se tornasse realidade. “Jair Cézar foi o maior batalhador dessa obra e sua reivindicação plenamente atendida pela prefeitura trará benefícios à cidade, pois a Vilinha é uma parte muito importante da nossa querida Curitiba”, afirmou. A prefeitura e o governo federal investiram R$ 509 mil, parte deles conquistados pelo parlamentar no Ministério do Turismo. Para o vereador, o Centro Cultural é um passo importante para a preservação da história da cidade. “A Vilinha é um dos locais de maior importância histórica para Curitiba e agora é também um ponto turístico e de convivência cultural”, afirmou.
Fernanda Richa, secretária da Família e Desenvolvimento Social, participou da festa de inauguração representando o governador Beto Richa (PSDB). Para Fernanda, “essa obra valoriza todo o bairro e é resultado do trabalho que se iniciou há alguns anos. Com certeza a comunidade terá aqui um espaço para trazer mais cultura, mais alegria e qualidade de vida”.
Homenagens
Cerca de 800 pessoas compareceram à festa de inauguração do Centro Cultural da Vilinha. Jair Cézar e Fernanda Richa foram homenageados pelos índios das tribos Xetás e Caingangues. “Por ocasião da inauguração, reunimos neste local os descendentes dos indígenas, que eram os verdadeiros donos dessa terra, e dos portugueses, que colonizaram nossa cidade. Este foi um momento de grande importância histórica e de celebração do nosso passado”, disse Jair Cézar.
Apresentaram-se as duplas sertanejas William e Renan, Guatupê e Guaratuba, as bandas Coronel Mostarda, Tia Cecília e Terceiro Estado e outros artistas locais. O padre Gilson de Freitas, Pároco da Maria Mãe da Igreja, e o pastor Mauro Brunin Marins, da Igreja Nova Jerusalém, deram a bênção ecumênica.
Também estavam presentes o deputado federal Eduardo Sciarra, os secretários estaduais da Cultura, Paulino Viapiana, e da Saúde, Michelle Caputo, além dos secretários municiais. Participaram também da cerimônia representantes dos 75 bairros de Curitiba.