Vereador destaca nova trincheira na Kennedy

por Assessoria Comunicação publicado 18/04/2008 16h55, última modificação 21/06/2021 09h12
O vereador Mestre Déa, líder do PRTB na Câmara, acompanhou, nesta quinta-feira (17), a inauguração da trincheira construída na Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua Eduardo Carlos Pereira, conhecida como rápida Portão-Centro. A obra, iniciada em fevereiro do ano passado, deve melhorar o fluxo de veículos na região e foi uma medida de compensação exigida pela Prefeitura, para reduzir o impacto que a construção do shopping Palladium trará ao trânsito da região.
Também participaram da inauguração a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, secretários municipais, e os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB), Tito Zeglin (PDT), Elias Vidal (PP), Celso Torquato (PSDB), Tico Kuzma (PSB) e Julieta Reis (DEM).
Para Mestre Déa, a Prefeitura mostra responsabilidade e competência, ao utilizar os mais modernos meios de pesquisa para avaliar como o empreendimento poderia comprometer o tráfego na região, trazendo prejuízos para moradores e comerciantes. “Vemos que a questão do trânsito tem sido uma preocupação constante da administração do prefeito Beto Richa, que tem desenvolvido uma série de ações para garantir mais fluidez no tráfego, em virtude do aumento da frota de veículos na capital”, afirma o vereador, lembrando da construção da Linha Verde, a tarifa de ônibus mais barata aos domingos e o Ligeirão.
“Fizemos uma análise detalhada do impacto que o shopping Palladium terá futuramente sobre as áreas vizinhas e, por isso, foi solicitada como contrapartida a construção desta trincheira, que teve custo zero para os cofres do município. E estamos desenvolvendo uma série de ações por toda a cidade. Em Curitiba, o problema do trânsito ainda não é tão grave, mas temos que lembrar que vem crescendo o número de carros na cidade, pela facilidade em se obter crédito”, afirmou Beto Richa.
A obra terá reflexos importantes para o comércio da região, na opinião do empresário Manoel Armando Schier, da loja Schier Calçados. “Esta era uma obra que precisava ser feita, independente da instalação do shopping na região, porque o fluxo de veículos sempre foi muito intenso. Creio que o comércio vai sair ganhando com este investimento”, diz Schier.
A trincheira também trará mais segurança para a região, na opinião do comerciante Marcos Mocelin, da Panificadora Pão e Paz. “Sempre ouvimos muita reclamação das pessoas que passavam na região sobre a dificuldade em atravessar a Kennedy e a falta de segurança”, analisou.
Depois de inaugurar a trincheira, o prefeito Beto Richa visitou as obras de revitalização da Rua Alagoas. Estão sendo recuperados os 2.860 metros da via, entre as avenidas Presidente Kennedy e Santa Bernardethe, com a implantação de calçadas, galerias pluviais, paisagismo e sinalização. “A região está crescendo muito e, sem dúvida, moradores e comerciantes só têm a ganhar com esta medida, que melhora o trânsito e diminui o tempo de deslocamentos a outros bairros da cidade, o que representa mais qualidade de vida para o motorista”, conclui o administrador da Regional Portão, Fernando Guedes.
Estudos
A localização da nova trincheira foi decidida pelo Ippuc com a utilização do sistema eletrônico "Transyt" (Traffic Network Study Tool - Ferramenta de Estudo da Rede de Tráfego), desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas em Transporte (Transport Research Laboratory), o maior laboratório de pesquisas rodoviárias da Inglaterra, referência mundial em planejamento de trânsito e transporte.
O programa faz uma simulação do tráfego futuro, levando em conta o número atual de veículos das ruas perto do empreendimento e a previsão de entrada de carros no shopping, que deve chegar a 600 por hora, no horário de pico, às 19h. O portão principal para entrada e saída de veículos do shopping ficará na Rua Eduardo Carlos Pereira. Na República Argentina, haverá acesso secundário para os clientes e veículos de carga e descarga.