Vereador destaca ações para melhorar tráfego

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2006 17h30, última modificação 11/06/2021 08h23
As diversas intervenções urbanas que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Curitiba visando melhorar as condições de tráfego na cidade foram aplaudidas, na Câmara Municipal, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB). Segundo o parlamentar, a ação previne que a capital venha a ter um trânsito caótico como várias capitais brasileiras, especialmente face ao grande número de veículos que a todo ano entra em circulação na cidade. A capital tem o maior índice de veículos por habitante no País (cerca de 0,5), numa frota de quase 940 mil carros.
Mario Celso destacou em especial as obras de implantação dos quatro novos binários, recentemente iniciadas e que devem estar prontas em oito meses, ao custo de pouco mais de R$ 30 milhões. “Serão beneficiadas 400 mil pessoas em 12 bairros de Curitiba, que terão acesso mais rápido e fácil pela malha urbana”, afirmou o vereador.
O binário da Avenida Santa Bernardete, que será revitalizada para funcionar em mão única no sentido centro-bairro da Rua Oscar Wilde, até a BR-476 (que é a antiga 116), terá, no sentido oposto, o trânsito passando pela Rua Leonel França. Outro binário inclui nove quilômetros de melhorias nas ruas que ligam o terminal do Capão da Imbuia ao terminal da Vila Hauer. Já o terceiro fica na Avenida Brasília, que passa pelos bairros Capão Raso e Novo Mundo, e o último binário deve funcionar na Avenida Mário Tourinho, que passa a ter um trecho em mão única ligando a Rua Vicente Machado ao Parque Barigüi.
O vereador também ressaltou a revitalização do viaduto da Marechal Floriano, que está recebendo investimentos de R$ 502 mil na recuperação de sua estrutura de concreto armado do viaduto. Segundo Mario Celso, o viaduto vinha passando por manutenções periódicas, mas esta é a primeira vez que se realiza um trabalho na estrutura geral das obras, com troca de juntas de dilatação e a cobertura, bem como recuperação da ferragem aparente e troca de concreto deteriorado.
“São obras importantes que garantem que os curitibanos, embora com um número cada vez maior de carros em circulação, deixarão de enfrentar congestionamentos tão comuns a grandes cidades e que acabam por prejudicar a qualidade de vida de toda a população”, completou.