Vereador defende IPTU progressivo

por Assessoria Comunicação publicado 29/12/2010 16h30, última modificação 01/07/2021 11h50
O vereador Tico Kuzma (PSB) solicitou ao departamento de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo para que encaminhe notificação ao proprietário do terreno baldio localizado na rua Vereador Adeodato Volpi, no Capão Raso, para que seja feita limpeza do local.
Segundo Kuzma, os moradores da região estão revoltados com a situação, pois sempre têm que solicitar a limpeza do imóvel, já que o dono não mantém o espaço limpo, somente tomando providências após ser notificado pela prefeitura. "O mato está muito alto e, além do problema dos insetos e roedores, os moradores reclamam da falta de segurança, já que marginais usam o local como esconderijo", explica o parlamentar, que voltou a defender, na Câmara de Curitiba, projeto de lei de sua autoria que trata da implantação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo e desapropriação de áreas com pagamento mediante títulos da dívida pública.
Regulamentação

"Estamos propondo a regulamentação do previsto no Estatuto da Cidade, na Lei Orgânica e no Plano Diretor. Devemos promover o adequado aproveitamento do solo, inibindo a utilização imprópria do imóvel”, comentou o parlamentar, ao comentar que a implantação do IPTU progressivo contribuirá para solucionar o problema de moradia em nossa cidade e também trará mais segurança para os moradores. “Vemos muitas propriedades abandonadas, servindo apenas como esconderijo de bandidos”, finalizou.
A Secretaria de Urbanismo informou que, após a confirmação do recebimento da notificação, o proprietário tem prazo para limpar a área. Caso não o faça, a prefeitura poderá multá-lo e ainda executar a limpeza e cobrar os custos.