Vereador defende criação do Pelotão Verde

por Assessoria Comunicação publicado 16/08/2010 16h20, última modificação 30/06/2021 10h14
Ao comentar o programa da prefeitura que está colocando os guardas municipais para colaborar com as ações de preservação do meio ambiente, o vereador Francisco Garcez (PSDB) afirmou que este “pode ser o primeiro passo para Luciano Ducci, através da Secretaria da Defesa Social, criar o Pelotão Verde”. A iniciativa do parlamentar, em tramitação na Câmara de Curitiba, propõe a integração  com a Força Verde, da Polícia Militar, para contribuir no combate aos crimes ambientais.
Na opinião de Garcez, está na hora de viabilizar o Pelotão Verde. “Os mais de 90 guardas municipais treinados pela secretaria estão aptos a atuar na defesa do patrimônio ambiental. Não há gastos excessivos para se implantar a unidade, bastaria a metade deste contingente, aquisição de fardas diferenciadas e dois veículos para patrulhar a cidade”, argumenta.
Preservação
“Levando em conta que, entre outras funções, a Guarda Municipal tem a responsabilidade de cuidar dos parques e bosques da cidade, o Pelotão Verde poderia ter suas funções voltadas a coibir os crimes ambientais, evitando mais degradação dos nossos rios e garantindo o sucesso das aplicações dos programas ambientais implementados pela prefeitura de Curitiba”, afirmou Francisco Garcez.
O Pelotão Verde, na avaliação do vereador, também teria a função de ajudar na educação ambiental, repassando informações de preservação durante o convívio com a comunidade. “Com esta iniciativa, a prefeitura mostra mais uma vez sua preocupação com o maior patrimônio da humanidade, que é a vida, garantida pela qualidade do nosso meio ambiente”, finalizou.