Vereador critica o descaso na telefonia
A decisão da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel de transformar o sistema de telefonia fixa, além de confundir os usuários, fez com que explodissem as queixas contra as empresas no Procon-PR. A constatação foi feita pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB), na Câmara Municipal, ao considerar que a mudança, ao invés de beneficiar, acabou prejudicando o usuário e tornando ainda pior o atendimento das operadoras.
Segundo o parlamentar, o órgão de defesa do consumidor viu as queixas contra as empresas de telefonia se multiplicarem ao longo das últimas semanas, especialmente denúncias sobre cobrança indevida e má qualidade no atendimento dos serviços oferecidos, quando da mudança do sistema de pulsos para minutos nas ligações locais realizadas entre telefones fixos.
“Embora as alterações estejam valendo desde primeiro de agosto, várias empresas nem apresentaram aos clientes a possibilidade de optar entre os dois sistemas e os telefones de prefixo 0800 ou estão sempre ocupados ou a demora na espera é de muito tempo”, acrescentou o vereador, para quem o governo federal é o principal culpado pela confusão estabelecida no setor.
O usuário deveria ter a opção de escolher entre dois planos: o básico e o alternativo, definindo qual o mais vantajoso em função do uso do aparelho, “mas a maioria dos clientes foi enquadrada no plano que é mais interessante para a prestadora de serviços”. Pela orientação do Procon, as operadoras devem enviar contas detalhadas, independentemente do plano escolhido, mas isso não vem ocorrendo, segundo Mario Celso, e existem muitas queixas quanto aos valores cobrados nesta fase de transição.
Lembra ainda o vereador que as operadoras não podem mandar as contas com atraso. Caso isto aconteça, o consumidor tem o direito de reclamar e desconsiderar qualquer cobrança de juros ou multa. Outra orientação repassada pelo Procon é a de que a troca de plano pode ser feita a qualquer momento, sem custo para o cliente, o que também não é informado pelas prestadoras de serviço.
Segundo o parlamentar, o órgão de defesa do consumidor viu as queixas contra as empresas de telefonia se multiplicarem ao longo das últimas semanas, especialmente denúncias sobre cobrança indevida e má qualidade no atendimento dos serviços oferecidos, quando da mudança do sistema de pulsos para minutos nas ligações locais realizadas entre telefones fixos.
“Embora as alterações estejam valendo desde primeiro de agosto, várias empresas nem apresentaram aos clientes a possibilidade de optar entre os dois sistemas e os telefones de prefixo 0800 ou estão sempre ocupados ou a demora na espera é de muito tempo”, acrescentou o vereador, para quem o governo federal é o principal culpado pela confusão estabelecida no setor.
O usuário deveria ter a opção de escolher entre dois planos: o básico e o alternativo, definindo qual o mais vantajoso em função do uso do aparelho, “mas a maioria dos clientes foi enquadrada no plano que é mais interessante para a prestadora de serviços”. Pela orientação do Procon, as operadoras devem enviar contas detalhadas, independentemente do plano escolhido, mas isso não vem ocorrendo, segundo Mario Celso, e existem muitas queixas quanto aos valores cobrados nesta fase de transição.
Lembra ainda o vereador que as operadoras não podem mandar as contas com atraso. Caso isto aconteça, o consumidor tem o direito de reclamar e desconsiderar qualquer cobrança de juros ou multa. Outra orientação repassada pelo Procon é a de que a troca de plano pode ser feita a qualquer momento, sem custo para o cliente, o que também não é informado pelas prestadoras de serviço.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba