Vereador critica no plenário obras da BR-476

por Assessoria Comunicação publicado 25/09/2006 18h00, última modificação 11/06/2021 08h47
“A cidade é feita primordialmente para os seres humanos.” A afirmação é do primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Jair Cézar (PTB), ao fazer uso da tribuna, na sessão plenária desta segunda-feira (25),  e comentar sobre a obra de duplicação da BR-476, a Estrada da Ribeira, no trecho de Curitiba.
Segundo o parlamentar,  a obra vai prejudicar moradores dos bairros Vila Esperança, Asa Branca, Planta Tabajara e Campo Alto. Jair Cézar informou que já esteve no local,  conheceu o projeto e constatou que a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) não têm conhecimento do quanto a obra vai prejudicar  inúmeros moradores, a quem não consultou. “Não há retorno para que se faça conversão à esquerda. Os usuários terão que se deslocar dois quilômetros da capital para acesso aos bairros”, disse. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) também não avaliou a dimensão do problema.
Nutrilatina
O parlamentar destacou, também, a visita que fez à empresa Nutrilatina, na  semana passada, onde, mais uma vez, escutou reclamações das obras. Lembrou que a benfeitoria foi aguardada durante muito tempo e,  agora, está sendo executada “de uma forma que trará prejuízos ao comércio, aos estudantes, aos usuários das linhas de ônibus, já que vai ser uma rodovia de alta velocidade”.
Jair Cézar afirmou, ainda, que já marcou para esta quarta-feira (27), às 20h, no Colégio Anísio Teixeira, na Vila Esperança, uma reunião com lideranças comunitárias, representantes da Comec e da Secretaria de Obras, para discutir a  construção de rótula na entrada da Vila Esperança, uma vez que, se obra for executada como prevista no projeto, os moradores ficarão sem saída.
Transporte coletivo
Na tribuna, também convidou os demais parlamentares para  reunião, nesta terça-feira (26), no Ippuc, quando se dará continuidade ao debate do projeto da nova lei geral do transporte coletivo da cidade.