Vereador contribui para difusão da tecnologia solar

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2008 17h25, última modificação 22/06/2021 09h11
“Contribuir para o equilíbrio ambiental é uma iniciativa de fundamental importância para a divulgação da tecnologia solar, para desmistificar o uso dos coletores solares e, também, para sensibilizar cidadãos e autoridades com o intuito de aumentar o investimento em fontes alternativas de energia.” A afirmação é do vereador Aladim Luciano (PV), que participou, na manhã desta quinta-feira (13), da abertura do Curso em Tecnologias de Aquecimento Solar. O evento, que se estende até sexta-feira (14), acontece no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR). Conta com o apoio do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais, juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Aladim comentou sobre o seminário Cidades Solares, evento que promoveu em 2006 na Câmara Municipal e que gerou como fruto um projeto de lei de sua autoria para incentivar o uso dos coletores solares. “Trata-se da instituição da política municipal de combate às mudanças climáticas, que possibilita o uso da tecnologia dos coletores solares e de outras tecnologias, concedendo incentivos fiscais através da cobrança diferida do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e descontos nas taxas para alvarás de construção e reforma”, explicou. Comentou, também, que, após a aprovação do projeto e a regulamentação da lei pela Prefeitura, “poderemos fazer com que Curitiba seja de fato reconhecida como capital ecológica, além de um verdadeiro celeiro de idéias e práticas voltadas à sustentabilidade e ao equilíbrio ambiental.”
Curso
O objetivo do curso, segundo Manyu Chang, coordenadora de mudanças climáticas da Secretaria do Meio Ambiente, é apresentar ferramentas e inovações sobre o aquecimento solar para que esta tecnologia seja implantada com qualidade, mostrando conceitos atuais de eficiência, economia e conservação de energia. “Também queremos debater as ações necessárias para que as leis sejam devidamente regulamentadas”, explicou.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, o curso é uma oportunidade para discutir sobre os grandes desafios ambientais para a sobrevivência da raça humana. “Precisamos criar possibilidades para a continuidade da nossa espécie”, disse, acrescentando que “debater como explorar a natureza de maneira mais eficiente, usando a tecnologia adequada acessível a todos, é um começo.”
O curso, ministrado por Carlos Felipe da Cunha Faria, diretor-executivo do Departamento Nacional de Energia Solar (Dasol), abordará diversos temas, como tecnologia de aquecimento solar, coletores solares, reservatórios térmicos, a importância do aquecimento solar para o Brasil e instalação de sistemas de aquecimento solar.