Vereador confirma estudos sobre metrô
O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) apóia a realização de estudos pela Prefeitura de Curitiba, através do Ippuc, visando o projeto de implantação de um sistema de metrô em Curitiba. "A cidade está se desenvolvendo rapidamente, possui um grande volume de veículos no trânsito e precisa ter, desde já, alternativas para evitar o caos no transporte coletivo", destaca o vereador, afirmando que existem várias cidades de menor porte que a Capital, em outros países, que já dispõe da forma de transporte com metrôs.
Para o vereador, trata-se de uma obra complexa e de grande custo, que precisará ser financiada com recursos extras ao orçamento do município, que não comportaria os custos. Mario acredita que será necessário buscar recursos do governo federal ou até financiamento de instituições internacionais para levar adiante a implantação do projeto, que ainda está sendo estudado para uma alternativa de futuro.
O metrô teria um primeiro trecho cortando a região sul da cidade, onde o crescimento habitacional é o maior de toda a cidade. Antes disso, entretanto, a Prefeitura deverá lançar mão de novas linhas de transporte coletivo, como a criação do "ligeirão", a ser implantado em breve na região da Marechal Floriano.
"De qualquer forma, precisamos planejar sempre para o futuro e o metrô é uma alternativa natural para cidades com grande crescimento populacional, onde o sistema de trânsito se tornaria caótico se a população não tivesse essa alternativa", conclui o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba