Vereador comenta sobre licitação do transporte

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2007 17h45, última modificação 18/06/2021 07h29
O vereador Pedro Paulo (PT) comentou na tribuna da Câmara de Curitiba, durante sessão plenária desta semana, sobre as eleições realizadas na Colômbia no último domingo (28), referindo-se aos resultados conquistados pelo partido vitorioso na capital, Bogotá, Polo Democrático Alternativo (PDA), e a expansão da força esquerda democrática colombiana.
Os registros mereceram destaque em função da  visita feita, em julho, pelos vereadores curitibanos  àquela capital, para conhecer a modernização do sistema de transporte coletivo implantado em Bogotá, que teve como base inicial o de Curitiba.
Pedro Paulo, que  integrou a comitiva e também participou do II Fórum Transporte Curitiba realizado nesta semana, no Estação Embratel Convention Center, acrescentou dados que considerou interessantes.
Pesquisa
Segundo o parlamentar, pesquisa feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região (Setransp), mostrou que as principais reclamações  focam a superlotação, o número insuficiente e a demora  dos veículos nos horários de pico. Pedro Paulo disse, ainda, que 85,75% dos passageiros não têm conhecimento sobre a intenção da prefeitura em abrir licitação para contratação de empresas operadoras do sistema e que a maioria, 52,76%, não acredita em melhoria do sistema com o novo processo.
Reportando-se à data da pesquisa (setembro), o vereador comentou que dos 2.358 passageiros ouvidos, 53,23% avaliam o sistema entre bom e ótimo, e apenas 17,47% como ruim ou péssimo. Os pontos positivos são a integração e o número de veículos  e os negativos, superlotação e falta de ônibus nos horários de grande movimento de passageiros.
Audiência
No próximo dia 20, será realizada audiência pública para anexação de propostas ao projeto que tem como um dos principais itens a licitação do transporte coletivo. Antes da matéria ser levada a plenário para votação, passará pela comissão que vem  fazendo a sua análise.
Em função do processo de licitação, Pedro Paulo afirmou que a pesquisa indicou 64,21% dos entrevistados confiantes em possíveis melhorias para o sistema, com maior número de ônibus em circulação e 32,19% acreditam que a tarifa será reduzida.