Vereador comenta isenção do IPI de bicicletas

por Assessoria Comunicação publicado 22/08/2011 16h00, última modificação 11/08/2021 09h38
O vereador Professor Galdino (PSDB) protocolou moção de apoio ao projeto que prevê a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na produção de bicicletas e peças.  A matéria está em tramitação no Congresso Nacional.
“Esse seria um grande incentivo ao uso do meio de transporte alternativo. É preciso criar a cultura do uso da bicicleta no Brasil e, para isso, precisamos que seja mais barata e mais acessível à população”, comentou Galdino.
“Caso aprovada, a lei deve reduzir os preços das bicicletas no mercado, popularizando o produto, e incentivará seu uso. O governo já concedeu reduções de IPI à indústria automobilística, de eletrodomésticos, dentre outros, para  aquecer a economia. Uma vez concedido o mesmo benefício às bicicletas, além do ganho econômico que a maior circulação de dinheiro trará ao comércio e indústria, o meio ambiente será grandemente beneficiado”, comenta o vereador tucano.
Incentivo
Galdino tem concentrado esforços no incentivo do ciclismo como meio de transporte eficiente, ecológico e barato. No início deste mês, o vereador encaminhou à prefeitura pedido de informações para que se discuta, na Câmara de Curitiba, possível uso compartilhado das canaletas de ônibus da cidade com os ciclistas. Galdino também esteve no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) discutindo a integração da bicicleta com o projeto do metrô curitibano.