Vereador chama atenção para o "Dia sem carro"

por Assessoria Comunicação publicado 21/09/2007 18h05, última modificação 17/06/2021 10h14
“Você que gosta de andar a pé, de bicicleta e não suporta a poluição, aproveite: este sábado (22) é o ‘Dia sem carro’.” O comentário é do vereador Pedro Paulo (PT) ao lembrar que há três anos projeto de sua autoria foi aprovado por unanimidade, sancionado pelo prefeito e consta no calendário oficial de eventos da cidade.
O parlamentar destaca que esta lei incentiva o desenvolvimento de novos padrões de comportamento. “A lei se adapta à tendência mundial de conscientizar a população sobre o uso dos veículos, reduzindo a emissão de gás carbônico no meio ambiente”, analisa.
O vereador alertou que cerca de 40% da emissão de gás carbônico é originada pelo uso de carros particulares. "Dado suficientemente alarmante, que exige mudança imediata", afirmou. Para Pedro Paulo, há três pontos importantes para que a população procure por esta opção: comodidade, rapidez e redução no preço da passagem.
Bicicletário
O parlamentar também teve aprovado, com caráter semelhante, projeto de lei que prevê estacionamento exclusivo para bicicletas em shoppings e hipermercados. A finalidade do documento é incentivar o uso da bicicleta, “propiciando ao ciclista maior facilidade e comodidade no exercício das atividades exercidas", explica.
Para ilustrar a matéria, Pedro Paulo cita “estudos e pesquisas científicas que comprovam ser possível constatar que o dia-a-dia e o meio ambiente estão cada vez mais comprometidos pelos poluentes provenientes dos veículos”. "O cidadão necessita de condições básicas que lhe garantam a segurança e a comodidade na utilização da bicicleta como meio de locomoção alternativa”, argumenta, destacando que  "a bicicleta não polui, não emite gases e produz pouquíssimos ruídos, além de ser econômica e saudável”. E avisa: "Pedalar 30 minutos consome 240 calorias.”