Vereador busca solução de moradia a indígenas

por Assessoria Comunicação publicado 05/04/2006 18h30, última modificação 08/06/2021 10h45
Em reunião convocada pelo vereador Tito Zeglin (PDT), líderes indígenas foram recebidos pelo secretário municipal de Governo, Maurício Ferrante. O principal motivo do encontro realizado na Prefeitura era buscar solução de moradias para 35 famílias das tribos Guarani, Kaigangue, Xetá e Xoclen, atualmente instaladas na área do Parque Municipal do Iguaçu.
“É importante que a Prefeitura auxilie as famílias na solução deste problema, pois, Curitiba tem em sua história, desde a fundação da cidade, ligação muito forte com a cultura indígena, e hoje, pouco dessa cultura é repassada às novas gerações”, disse Zeglin.
Área
De acordo com os representantes das tribos, os indígenas estão instalados numa área que na década de 80 foi destinada a uma associação que mantinha o Museu de História Natural. Porém, a entidade abandonou o local. “Nós não agredimos o local, sem fazer quaisquer tipos de construção. Apenas fizemos o plantio de hortaliças para alimentação e de outras espécies que usamos para artesanato, que é a base da economia familiar da aldeia”,  afirmou o vice-cacique da aldeia do Cambuí, Alcino de Almeida.
Também participaram da reunião, o presidente do Instituto Indigenista e de Estudos Sócio-Ambientais, Miguel Gaissler e o coordenador do Programa Nhandara Iguaçu, Giacomo Clausi. Ao final do encontro, Ferrante agendou reunião do grupo com o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche.