Vereador atua na defesa dos direitos dos motoqueiros
O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) esteve reunido com um grupo de 50 motoqueiros, ouvindo as sugestões para novas ações legislativas. A principal reclamação continua sendo os locais de estacionamento, pois, além da ampliação em algumas áreas centrais, eles pedem a colocação de estruturas (canos de ferro) para acorrentar as motos enquanto estão trabalhando ou fazendo entregas.
Mario Celso, no passado, já conseguiu da Urbs a ampliação de locais de estacionamento, criando dezenas de outros pontos. Agora, pretende retomar o assunto junto ao setor competente, pois o número de motos aumentou muito, segundo o vereador.
O líder do prefeito na Câmara destacou que está tentando junto aos dirigentes da Caixa Econômica, em nível nacional, conseguir uma linha de crédito especial para os motoboys, conhecidos hoje como moto-fretes. Isso iria facilitar aos novos profissionais e também aos que pretendem trocar de moto. Outra luta do vereador é na questão da criação de uma pista exclusiva para motocicletas no sistema viário de Curitiba, pois ele afirma que “quem trabalha com motos, na maioria das vezes luta contra o relógio, buscando um atendimento rápido e eficiente ao cliente. Com a frota crescente de veículos em Curitiba passando hoje dos 800 mil carros, o trânsito fica cada vez mais complicado, merecendo uma atenção especial da municipalidade para este tipo de transporte”. O pedido do vereador, através de documento enviado pela Câmara à Prefeitura (Ippuc), data de 18 de novembro de 2002. Até agora, nenhum estudo foi feito neste sentido.
O vereador também é autor, em parceria com o vereador Luis Felipe, da lei que regulamenta a profissão em Curitiba. A legislação sobre os serviços de transporte de pequenas cargas, mediante a utilização de motocicletas, motonetas ou triciclos motorizados, denominado moto-frete foi aprovada na Câmara Municipal em abril do ano passado, ficando a regulamentação no prazo de 180 dias, o que está para acontecer. O prefeito Beto Richa, que também é motoqueiro, achou a medida de regulamentação importante e já sancionou a lei, que apresenta uma série de benefícios à classe.
Mario Celso, no passado, já conseguiu da Urbs a ampliação de locais de estacionamento, criando dezenas de outros pontos. Agora, pretende retomar o assunto junto ao setor competente, pois o número de motos aumentou muito, segundo o vereador.
O líder do prefeito na Câmara destacou que está tentando junto aos dirigentes da Caixa Econômica, em nível nacional, conseguir uma linha de crédito especial para os motoboys, conhecidos hoje como moto-fretes. Isso iria facilitar aos novos profissionais e também aos que pretendem trocar de moto. Outra luta do vereador é na questão da criação de uma pista exclusiva para motocicletas no sistema viário de Curitiba, pois ele afirma que “quem trabalha com motos, na maioria das vezes luta contra o relógio, buscando um atendimento rápido e eficiente ao cliente. Com a frota crescente de veículos em Curitiba passando hoje dos 800 mil carros, o trânsito fica cada vez mais complicado, merecendo uma atenção especial da municipalidade para este tipo de transporte”. O pedido do vereador, através de documento enviado pela Câmara à Prefeitura (Ippuc), data de 18 de novembro de 2002. Até agora, nenhum estudo foi feito neste sentido.
O vereador também é autor, em parceria com o vereador Luis Felipe, da lei que regulamenta a profissão em Curitiba. A legislação sobre os serviços de transporte de pequenas cargas, mediante a utilização de motocicletas, motonetas ou triciclos motorizados, denominado moto-frete foi aprovada na Câmara Municipal em abril do ano passado, ficando a regulamentação no prazo de 180 dias, o que está para acontecer. O prefeito Beto Richa, que também é motoqueiro, achou a medida de regulamentação importante e já sancionou a lei, que apresenta uma série de benefícios à classe.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba