Vereador apela pela manutenção de empregos

por Assessoria Comunicação publicado 23/12/2008 19h45, última modificação 22/06/2021 10h09
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) lamentou que a crise econômica já esteja apresentando reflexos na iniciativa privada, em Curitiba, atingindo especialmente o setor metalúrgico e fez um apelo para que as empresas, antes de se definirem por demissões, procurem outras formas de cortar despesas. “Ao que tudo indica, muitas empresas estão usando a crise para promover demissões, ao invés de buscar redução de horas de trabalho ou até mesmo renegociação dos salários”, afirmou o vereador.
Mario destacou que o Sindimetal, sindicato patronal do setor da metalurgia, fez um levantamento com 62 empresas da região de Curitiba e prevê a demissão de 13% dos trabalhadores das indústrias do setor até o fim do ano. Isso poderia significar, segundo o vereador, um saldo de 3,9 mil metalúrgicos demitidos. Entre as empresas da Grande Curitiba, 90% já demitiram trabalhadores nos últimos dois meses e devem dispensar outros colaboradores.
Para Mario Celso, é preciso buscar alternativas que não sacrifiquem o emprego do trabalhador, especialmente nesta época do ano, quando todos estão voltados para as festas natalinas. O vereador fez um apelo aos empresários, para que busquem a redução de custos a partir de outras atitudes e não apenas com a demissão dos empregados. “A crise também gera oportunidades e é preciso estar atento para as mudanças que vão ocorrer no setor empresarial, que, bem identificadas, podem poupar o emprego dos trabalhadores”, complementou.