Vereador anuncia o resgate da Riachuelo

por Assessoria Comunicação publicado 03/07/2009 19h10, última modificação 24/06/2021 10h23
A realização pela prefeitura de um projeto de revitalização do trecho da rua Riachuelo compreendido entre a praça Generoso Marques e o Passeio Público foi destacado, na Câmara Municipal de Curitiba, pelo líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB). O vereador lembrou que, no ano passado, defendeu o resgate de toda a extensão da rua Barão do Rio Branco, a partir da praça Eufrásio Correa, o que incluía a prolongação da via, que passa a se chamar Riachuelo.
“O projeto, que está sendo realizado pelo Ippuc, vai resolver o problema histórico daquelas três quadras da Riachuelo e também da rua São Francisco, promovendo o fim da insegurança, do tráfico de drogas e da prostituição que se tornaram características daquela área da cidade ao longo das últimas décadas”, acrescentou.
Segundo o vereador, o projeto, que deve estar concluído até o Natal e que será licitado nas próximas semanas, prevê uma série de intervenções, que vão desde a instalação de câmeras monitoradas de segurança até uma nova iluminação, calçadas, jardinetes e outras obras, que “vão dar beleza, dignidade e  segurança para a Riachuelo, livrando-a do estigma que acompanha a história daquela via, que está junto ao setor histórico da cidade e que possui vários casarões antigos, de arquitetura centenária.”
Para Mario Celso, a profunda intervenção que se fará no local, que é um dos acessos ao recém-restaurado Paço Municipal, vai estimular o comércio e o turismo, além de dar oportunidade para que os proprietários de vários imóveis abandonados da rua reformem e reocupem casas, sobrados e apartamentos.
Ciclovias
Outro ponto destacado pelo vereador foi a ampliação dos espaços de ciclovias e ciclofaixas. O líder do prefeito esteve reunido com a engenheira Célia Bim, do Ippuc, quando verificou os projetos para as bicicletas. Há previsão da execução de ciclofaixas na rua Marechal Floriano Peixoto, trecho entre a Linha Verde até o terminal do Boqueirão, com recursos do GEF (Global Enviroment Facility). Também uma previsão de ciclovia que liga a CIC ao Tatuquara, através da rua Paul Garfunkel, com  recursos do Fonplata. Para o centro da cidade, o Ippuc vem desenvolvendo estudos para a criação e ampliação de ciclovias. Na Linha Verde, o total de 12 quilômetros de ciclovias também vai ajudar muito aos ciclistas, tanto trabalhadores como esportistas. Segundo a engenheira Suzana Lins Costa, do instituto, para a Copa do Mundo será instalado um bicicletário junto ao estádio do Atlético, além de outros pontos que estão sendo programados.