Vereador analisa a Boa Nota Fiscal

por Assessoria Comunicação publicado 08/02/2010 16h45, última modificação 28/06/2021 15h49
O vereador Serginho do Posto (PSDB) destacou a importância da Boa Nota Fiscal, a nova nota fiscal eletrônica que vai facilitar o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e dar descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Na manhã desta segunda-feira (8), cerca de 250 profissionais assistiram às explicações do diretor de rendas mobiliárias da prefeitura, Mario Nakatani Júnior, no auditório da sede do Conselho Regional de Contabilidade, no Alto da XV. A prefeitura está preparando os contabilistas. São cerca de 1,2 mil profissionais em Curitiba, atendendo boa parte das 65 mil empresas instaladas na cidade.
A categoria será beneficiada com as facilidades e a praticidade do novo sistema. No portal da prefeitura os contabilistas poderão se cadastrar na área especial, onde terão acesso privilegiado a vários serviços que dispensam a presença física na prefeitura. Um exemplo é a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) - para blocos de notas fiscais - que poderá ser feita diretamente pelo portal. Outro exemplo é a emissão de certidões, como a “Situação Cadastral”, referente a pendências de tributos e cadastro do município.
Vantagens
Quem pedir a nota fiscal eletrônica ganhará descontos no IPTU. Os consumidores receberão créditos quando contratarem prestadores de serviços participantes do programa.
A nota fiscal eletrônica foi aprovada na Câmara Municipal e instituída pelo prefeito Beto Richa no final do ano passado, para modernizar o recolhimento do ISS. O uso da Boa Nota Fiscal é obrigatório para prestadores de serviços com faturamento igual ou superior a R$ 240 mil/ano.
Para saber quais prestadores de serviços já aderiram ao programa, foi criado o selo de identificação do programa que ficará visível no estabelecimento. A lista também está disponível no site da prefeitura. Vale destacar que o comércio de bens e mercadorias não faz parte dessa categoria, não recolhe ISS e, por isso, não integra o programa da Boa Nota Fiscal.