Vereador alerta sobre nova regulamentação para calçadas

por Assessoria Comunicação publicado 22/08/2007 18h40, última modificação 17/06/2021 08h23
O vereador Felipe Braga Côrtes (sem partido) e a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Paraná (Assovepar) estão preocupados com o aumento considerável de lojas de veículos na cidade e vêm buscando alternativa à preservação do paisagismo no recuo de cinco metros das calçadas (do alinhamento para o interior do lote), estabelecido pela Prefeitura para estes estabelecimentos.
Para que os lojistas não sejam prejudicados, o parlamentar vem conseguindo que utilizem um material chamado de “concregrama”. Com isso, informa, “poderão aproveitar o espaço do recuo para o estacionamento dos veículos, pois o material garante o paisagismo, a permeabilidade do solo e a eventual circulação de veículos”.
Existe, ainda, outra alternativa que permite a permeabilidade do solo de até 25% da área do lote, por meio de mecanismo de contenção de cheias, que deverá ser previamente aprovado pela Secretaria Municipal de Obras.
Segundo Braga Côrtes, as lojas deverão estar de acordo com a nova determinação no momento da renovação do alvará de funcionamento. “Qualquer dúvida poderá ser esclarecida nos núcleos descentralizados da Secretaria Municipal de Urbanismo ou pelo endereço eletrônico www.curitiba.pr.gov.br/plantaotecnico”, conclui.