Vereador alerta para o golpe do emprego
No desespero de conseguir um emprego, centenas de curitibanos estão sendo ludibriados por empresas que cobram para oferecer uma colocação no mercado. O alerta está sendo feito pelo vereador Mario Celso Cunha, com base em dados levantados pelo Procon e em denúncias que vem recebendo em seu gabinete ou em visitas aos bairros.
As empresas publicam anúncios ou distribuem panfletos no centro da cidade oferecendo oportunidades de emprego que nem sempre existem e cobram para isso, diz o vereador, que lembra que no primeiro semestre deste ano, o Procon-PR fez 182 atendimentos referentes a agências de emprego ou de recolocação de mão-de-obra, número 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Mario Celso, estas empresas de recolocação prestam uma espécie de assessoria e trabalham apenas com a possibilidade de uma vaga, sem garantia de que ela vai existir. "Muitas vezes elas se utilizam de anúncios enganosos, que infringem o Código do Consumidor, omitindo informações e induzindo ao erro".
O vereador lembra recomendações do Procon para que o desempregado não seja enganado. O consumidor não deve mandar currículos quando apenas o número da caixa postal é divulgado, pois informações pessoais estarão sendo repassadas a um desconhecido. Se opção é a de contratar o serviço, o contrato deve ser lido atentamente para saber quais os serviços oferecidos, além disso, não deixar qualquer documento pessoal retido no local e, o mais importante, não assinar notas promissórias ou qualquer documento em branco. Observar se existe cláusula que permite rescisão do contrato e verificar as informações a respeito da forma de pagamento.
É conveniente buscar referências de pessoas que já foram contratadas por intermédio da agência e informação junto a órgãos de defesa do consumidor sobre reclamações em relação à empresa; consultar o banco de dados da empresa para saber quantas pessoas já estão incluídas em sua categoria profissional. Estas precauções podem reduzir a possibilidade de problemas na hora de arrumar um emprego.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba